Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7841
Título: | O desenvolvimento da alfabetização matemática de acordo com o cotidiano dos alunos da EJA |
Autor(es): | Jesus, Luisa Kelly Marques de |
Orientador(es): | Iunes, Silvana Maria Silva |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Matemática - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 16-Dez-2013 |
Data de publicação: | 16-Jul-2014 |
Referência: | JESUS, Luisa Kelly Marques de. O desenvolvimento da alfabetização matemática de acordo com o cotidiano dos alunos da EJA. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC em Pedagogia à Distância, apresenta uma pesquisa baseada na experiência voltada para o desenvolvimento da alfabetização matemática de acordo com o cotidiano dos alunos da EJA. O objetivo geral do estudo, foi reconhecer que a matemática quando compreendida, demanda o conhecimento que colabora na resolução de problemas ocorridos no dia a dia dos educandos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e significativa, contribuindo como uma ferramenta indispensável para a formação de uma matemática social dos alunos da EJA. Diante do contexto apresentado, o projeto foi desenvolvido a partir da seguinte problemática: Como as situações cotidianas podem auxiliar no aprendizado da matemática na EJA? Os objetivos específicos foram: conhecer a matemática usada no cotidiano do educando; desenvolver habilidades e raciocínio matemático; criar problemas matemáticos que envolva o dia a dia dos alunos; promover a interação do grupo, por meio de jogos matemáticos que colaborem para a socialização do educando; possibilitar a aprendizagem da matemática por meio de situações cotidianas e estimular o prazer pela matemática, baseando nas terias dos seguintes estudiosos: Skovsmose (2001); Gómez-Granell, (1997); Colinvaux (2007); Terezinha Carraher, Analúcia Schliemnn e David Carraher (2011); Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2005, p.53); Silva; Rêgo (2006); Sandra Santos (2005). |
Informações adicionais: | Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons