Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuisaKellyMarquesdeJesus.pdf331,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento da alfabetização matemática de acordo com o cotidiano dos alunos da EJA
Autor(es): Jesus, Luisa Kelly Marques de
Orientador(es): Iunes, Silvana Maria Silva
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: JESUS, Luisa Kelly Marques de. O desenvolvimento da alfabetização matemática de acordo com o cotidiano dos alunos da EJA. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC em Pedagogia à Distância, apresenta uma pesquisa baseada na experiência voltada para o desenvolvimento da alfabetização matemática de acordo com o cotidiano dos alunos da EJA. O objetivo geral do estudo, foi reconhecer que a matemática quando compreendida, demanda o conhecimento que colabora na resolução de problemas ocorridos no dia a dia dos educandos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e significativa, contribuindo como uma ferramenta indispensável para a formação de uma matemática social dos alunos da EJA. Diante do contexto apresentado, o projeto foi desenvolvido a partir da seguinte problemática: Como as situações cotidianas podem auxiliar no aprendizado da matemática na EJA? Os objetivos específicos foram: conhecer a matemática usada no cotidiano do educando; desenvolver habilidades e raciocínio matemático; criar problemas matemáticos que envolva o dia a dia dos alunos; promover a interação do grupo, por meio de jogos matemáticos que colaborem para a socialização do educando; possibilitar a aprendizagem da matemática por meio de situações cotidianas e estimular o prazer pela matemática, baseando nas terias dos seguintes estudiosos: Skovsmose (2001); Gómez-Granell, (1997); Colinvaux (2007); Terezinha Carraher, Analúcia Schliemnn e David Carraher (2011); Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2005, p.53); Silva; Rêgo (2006); Sandra Santos (2005).
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons