Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IvaniMariaFernandesdeLima.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação infantil : o lúdico no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Lima, Ivani Maria Fernandes de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Aprendizagem
Data de apresentação: 15-Fev-2014
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: LIMA, Ivani Maria Fernandes de. Educação infantil: o lúdico no processo de ensino aprendizagem. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2014.
Resumo: A proposta da ludicidade como estratégia pedagógica de ensino nas escolas vem crescendo e se desenvolvendo cada dia mais. Contamos com grandes estudiosos desta temática que contribuíram para a realização deste trabalho. Veremos no decorrer deste trabalho, o olhar dos autores, o apoio e a importância dada ao lúdico. Sendo assim, o presente estudo buscou destacar a importância das atividades lúdicas no ensino aprendizagem como: jogos, brinquedos e brincadeiras para incentivar a curiosidade, a imaginação e o interesse das crianças em aprender e se desenvolver pessoal e socialmente. O objetivo geral deste trabalho foi investigar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil em uma escola pública municipal da cidade de Goiás-Go. Elaboramos como objetivos específicos: identificar o que pensam as professoras sobre o processo de ensino aprendizagem com atividades lúdicas na escola investigada; identificar formas lúdicas de ensino e aprendizagem nas turmas investigadas; analisar o trabalho com as atividades lúdicas no ensino da educação infantil e identificar as transformações ocorridas no aprendizado das crianças com o lúdico, apontando os aspectos positivos e negativos. Para fundamentar a análise de dados, incluímos no referencial teórico autores como: Luckesi (2000), Machado (1994). Kishimoto (2000). Vygotsky (1991) entre outros. A opção da metodologia de pesquisa foi a abordagem qualitativa, na qual utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário a duas professoras da escola escolhida. Com a análise de dados, e os resultados evidenciados fomos capazes de identificar que as atividades lúdicas ainda são pouco usadas nas escolas, e ficou evidente que as atividades lúdicas apresentam importância satisfatória no ensino aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons