Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7833
Título: | Um olhar sobre o Gama pelos alunos do 4º ano de ensino fundamental de uma escola pública local |
Autor(es): | Nakatani, Amanda Ribeiro |
Orientador(es): | Fernandes, Maria Lídia Bueno |
Assunto: | Gama (DF) Representações sociais Estudantes Geografia (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | 17-Dez-2013 |
Data de publicação: | 16-Jul-2014 |
Referência: | NAKATANI, Amanda Ribeiro. Um olhar sobre o Gama pelos alunos do 4º ano de ensino fundamental de uma escola pública local. 2013. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem a finalidade de analisar o olhar que os alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola classe pública local têm sobre o Gama. Nesse sentido, tem como objetivo geral: verificar como eles compreendem essa região como lugar e como o conceito de lugar é internalizado. Dessa forma, será necessário contextualizar a escola e o Gama; identificar os educandos que residem na cidade; analisar as representações dos alunos sobre o Gama; investigar quais os conhecimentos dos discentes sobre a organização do espaço onde residem; identificar os vínculos estabelecidos pelos educandos no lugar onde residem. Para alcançar tais objetivos será utilizada a abordagem qualitativa, com a integração do estudo de caso com a pesquisa de campo. Também serão utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários, a análise de documentos produzidos pelos participantes da investigação (desenhos e textos) e o estudo de documentos oficiais (PPP da escola e informações disponibilizadas pelo site da Administração Regional da cidade investigada). A análise dos dados se desenvolverá, por meio de categorias construídas pela observação dos desenhos e textos realizados pelos sujeitos da pesquisa. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons