Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7832
Título: | Contribuições da organização do espaço na educação infantil em uma escola na Cidade de Goiás |
Autor(es): | Jesus, Maria Bernadete Rodrigues de |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Educação de crianças Ambiente de sala de aula Aprendizagem |
Data de apresentação: | 15-Fev-2014 |
Data de publicação: | 16-Jul-2014 |
Referência: | JESUS, Maria Bernadete Rodrigues de. Contribuições da organização do espaço na educação infantil em uma escola na Cidade de Goiás. 2014. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2014. |
Resumo: | Este trabalho foi resultado da pesquisa realizada em uma escola na cidade de Goiás, cujo tema é: Contribuições da organização do espaço em uma instituição de educação infantil. Neste trabalho, buscou-se responder ao seguinte questionamento: quais as relações entre a organização do espaço escolar e o processo de ensino/aprendizagem da criança na educação infantil? Para responder a esse questionamento, estabelecemos como objetivo geral: analisar a organização do espaço na aprendizagem da criança na educação infantil e como objetivos específicos elaboramos: identificar como acontece a interação da criança com o espaço no processo de desenvolvimento da aprendizagem; identificar a concepção das professoras em relação à organização do espaço na instituição de ensino infantil pesquisada; identificar quais as facilidades e dificuldades existentes na organização do espaço da escola onde foi realizada a pesquisa. Autores como: Kramer (1995), Forest e Weiss (2010), Stainle e Souza (2007), Oliveira (2007) e os documentos orientadores como: Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998) e Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006) serviram de aporte teórico para a fundamentação deste trabalho. A metodologia de pesquisa foi a abordagem qualitativa, na qual utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: a observação participante na escola, a entrevista semiestruturada com duas professoras da educação infantil e a análise documental dos seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar da instituição. Constatamos os seguintes resultados: que a organização da instituição pesquisada não está articulada à proposta pedagógica considerando que não , respeita as necessidades de aprendizagem das crianças. Essa organização deve garantir principalmente a interação entre as crianças e delas com o ambiente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work was the result of research conducted on a school in the town of Goiás, whose theme is : Activity of the organization of space in an institution of early childhood education . In this study, we sought to answer the following question: what are the relationships between the organization of the school environment and the teaching / learning process of the child in early childhood education? To answer this question , we established general objective is to analyze the organization of space in the child's learning in early childhood education and how elaborate specific objectives : identify as in the child's interaction with the space in the development of the learning process, to identify the design of teachers in relation to the organization of space in the institution of kindergarten searched; identify the facilities and difficulties in the organization of the school where the research was conducted space. Authors such as: Kramer (1995 ), Forest and Weiss (2010 ), stainle and Souza (2007 ), Oliveira (2007 ) and the guiding documents such as the National Curriculum Early Childhood Education ( RCNEI , 1998) and National Quality Parameters for Education child (2006 ) provided the theoretical basis for the foundation of this work. The research methodology was qualitative approach in which we use the following instruments for data collection: participant observation in school, semistructured interviews with two teachers of early childhood education and documentary analysis of the following documents: Political Pedagogical Project (PPP) and the Rules school institution. We found the following results: the organization of the research institution is not hinged to the pedagogical proposal considering that not respect the learning needs of children. This organization must primarily ensure the interaction between children and the environment with them. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons