Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeticiaPaulinodaSilva.pdf323,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Monteiro Lobato no incentivo a leitura das crianças em processo de alfabetização
Autor(es): Silva, Letícia Paulino da
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Literatura - educação
Literatura infanto-juvenil
Leitura - educação
Data de apresentação: 14-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: SILVA, Letícia Paulino da. Monteiro Lobato no incentivo a leitura das crianças em processo de alfabetização. 2013. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Atualmente sabemos o quanto é importante à formação de cidadãos críticos e participativos, e é na escola onde se inicia essa formação. Sendo assim, a leitura é um dos recursos que podem ser utilizados para esse ato tão importante e imprescindível para o exercício da cidadania. A fase em que a criança aprende a ler é sempre motivo de muita alegria, mas devemos compreender que o processo de aprendizagem que envolve a leitura se dá aos poucos. Ensinar a ler e a escrever é um desafio pois tem a ver com incorporar os alunos à cultura escrita, fazer com que todos sejam membros plenos da comunidade de leitores e escritores. As leituras de histórias infantis são capazes de promover um ensino-aprendizagem mais atrativo, possibilitando trabalhar o processo de leitura de forma divertida e satisfatória. Diante disso, esta pesquisa tem o objetivo de identificar de que forma as obras de Monteiro Lobato podem contribuir na aquisição do gosto e do hábito da leitura em alunos que estão em processo de alfabetização. Para a elaboração deste trabalho foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, a observação e a entrevista semiestruturada, onde buscamos entender a melhor maneira de utilizar as obras de Monteiro Lobato, despertando o interesse pela leitura nos alunos do 1º ano do ensino fundamental. Como conclusão, considera-se que a Literatura Infantil de Monteiro Lobato pode incentivar as crianças, pois através deste autor e seus personagens é possível despertar o gosto pela leitura, sendo que as histórias são divertidas e os textos narrativos despertam o interesse da criança e as levam ao “mundo da imaginação”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons