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Título: Ludicidade : uma perspectiva de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Pontes, Valneide Divina Ferreira
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação de crianças
Práticas pedagógicas
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Fev-2014
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: PONTES, Valneide Divina Ferreira. Ludicidade: uma perspectiva de aprendizagem na educação infantil. 2014. 82 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2014.
Resumo: O presente trabalho, intitulado - Ludicidade: uma perspectiva de aprendizagem na educação infantil tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica com foco nas atividades lúdicas de duas professoras da educação infantil, em uma escola da rede púbica municipal da cidade de Goiás, no Estado de Goiás – Go. Para a fundamentação teórica discute-se a ludicidade articulada aos processos de ensino e aprendizagem, visando não apenas ao desenvolvimento cognitivo da criança, mas também às possibilidades de ampliar e aprofundar as relações sociais, afetivas e culturais, a partir de diversos autores e documentos institucionais. Entre os autores pesquisados, destacam-se: Vygotsky (1987; 1998), Freire (1987), Borba (2006), Kramer (2006), e com relação aos documentos, os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006), o Proinfantil (2005) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (1998). Opta-se pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa de natureza descritiva, utilizando como instrumentos de coleta de dados, a observação participativa e a entrevista semiestruturada com duas professoras de educação infantil de uma escola pública da cidade de Goiás. A análise e discussão dos dados evidenciaram os seguintes resultados: a) existe uma carência de material didático na escola onde foi desenvolvida a pesquisa. E apesar da ausência de materiais didáticos, a instituição pesquisada trabalha com o lúdico nas salas de aula, tendo em vista seu potencial educativo de socialização e construção do conhecimento; b) existe também uma carência de recursos financeiros que contribui para a aquisição de novos materiais didáticos e ainda para a manutenção dos brinquedos e jogos educativos; c) a aprendizagem acontece com mais entusiasmo quando o ensino faz uso de jogos, brinquedos e atividades coletivas. Conclui-se, então, que, na escola pesquisada, a ludicidade como perspectiva na educação infantil constitui um recurso de ensino/aprendizagem que facilita os trabalhos, mas ainda existe a necessidade de aquisição de novos materiais e manutenção do acervo adquirido pela escola. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work, entitled Playfulness: A Perspective of Learning in Early Childhood Education has as main objective to investigate pedagogical practices developed in a school of the municipal city of Goiás - Go To discuss the theoretical foundation to articulate the processes of teaching and playfulness learning , aiming not only to the child's cognitive development , but also the possibilities to broaden and deepen the social, emotional and cultural from various authors and institutional relations documents . Among the authors surveyed include: Vygotsky (1987, 1998), Freire (1987), Borba (2006), Kramer (2006), and with respect to documents, the National Quality Parameters for Early Childhood Education (2006), Proinfantil (2005) and the National Curriculum for Early Childhood Education - RCNEI (1998). It is chosen by the methodological approach of qualitative descriptive research, using as instruments for data collection, participant observation and semi-structured interviews with two teachers of early childhood education in a public school in the city of Goiás's discussion and analysis of the data access following results: a) there is a lack of educational materials developed at the school where the research work. And despite the lack of educational resources, a research institution works with the playful classrooms in view their educational potential of socialization and knowledge construction, b) there is a lack of financial resources that contribute to the acquisition of new resources teaching and for the maintenance of educational toys and games, c) learning happens more enthusiasm when teaching makes use of games, toys and collective activities. Then it is concluded that, in the school studied, playfulness and perspective in early childhood education is a teaching / learning that facilitates the work, but there is still the need to purchase new materials and maintenance of assets acquired by the school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2014.
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