Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaFerreiradeTorres.pdf559,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O jogo como estratégia de ensino aprendizagem de frações no 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Torres, Amanda Ferreira de
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Jogos em educação - matemática
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 14-Dez-2013
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: TORRES, Amanda Ferreira de. O jogo como estratégia de ensino aprendizagem de frações no 5º ano do ensino fundamental. 2013. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: O presente trabalho objetivou verificar a utilização dos jogos como estratégia facilitadora de ensino/aprendizagem de frações. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa de campo, trazendo uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zeca de Faria - MZF no município de Alto Paraíso – GO. Foram feitas dez observações em sala de aula nas quais foram aplicados jogos e situações-problemas a fim de perceber se de fato essas estratégias proporcionam aos educandos uma maior compreensão do conteúdo de fração. No primeiro jogo, foram programadas atividades para reconhecimento dos conceitos de fração por meio de figuras, bem como a leitura e a escrita. No segundo jogo, as atividades estavam voltadas para as diferentes representações de frações, tais como: a fração própria, imprópria, aparente e a fração mista. No terceiro jogo, foram desenvolvidas situações-problemas envolvendo a fração de uma quantidade ou de um número. E para finalizar, o último jogo explorou todo o conteúdo aplicado nos jogos anteriores. Os resultados apontam que o jogo contribui para criar ricas interações entre os alunos, estimulando o aprendizado significativo de números fracionários, que devido a sua pouca utilização no dia a dia, torna esse conteúdo de difícil aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons