Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7827
Título: | As cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetização |
Autor(es): | Farias, Elaine Gebrim de |
Orientador(es): | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto: | Educação de crianças Canções infantis Brincadeiras Alfabetização |
Data de apresentação: | 14-Dez-2013 |
Data de publicação: | 15-Jul-2014 |
Referência: | FARIAS, Elaine Gebrim de. As cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetização. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013. |
Resumo: | Este estudo indaga: de que forma as cantigas e brincadeiras de roda podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na préalfabetização? A abordagem metodológica utilizou os seguintes procedimentos: Pesquisa bibliográfica, observação de campo na Rede Municipal de Educação de Água Fria de Goiás e entrevistas semi estruturadas, com o objetivo de ouvir a opinião de professores e alunos sobre a importância do brincar, dentro da educação infantil. Dentre os resultados destacam-se que 90% das crianças entrevistadas responderam sentir alegria, satisfação e aprendizagem, levando a confirmação que as brincadeiras devem fazer parte do processo de alfabetização, e inseridas no projeto político pedagógico das escolas de educação infantil, como parte do currículo. Com essa pesquisa, não há dúvidas dos benefícios das cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico a favor da alfabetização, confirmando assim, que a criança ao brincar se desenvolve nos aspectos, afetivo, social, psicológico, psicomotor e cognitivo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons