Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso de pedagogia teve como objetivo analisar a visão de professoras da educação infantil sobre a construção de uma rotina significativa na perspectiva do empenhamento. Para tal, sob a abordagem qualitativa foram entrevistadas seis professoras, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial baseia-se no modelo de Educação Experiencial de Leavers (2004), bem como nas contribuições de Formosinho (2009), Sousa (1998), Zabalza (1998) e Barbosa (2006). A análise e discussão dos dados mostram que na visão das professoras o sentido da rotina significativa está em atender as necessidades das crianças, visando à participação, autonomia, motivação e envolvimento delas, o que demonstra que o foco da rotina está nas crianças, aspecto essencial para a sua qualidade, por contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento delas. A partir da pesquisa, se constatou que o empenhamento do professor contribui para a construção de uma rotina significativa por ser a partir dele que o professor consegue compreender melhor as necessidades singulares da sua turma, o que possibilita adequar cada vez mais à rotina de sua sala a essas necessidades. Contatou-se também a utilidade dos indicadores de bem-estar e envolvimento na construção da rotina significativa, pois as professoras os observam em suas salas de aula, e a partir das informações fornecidas por eles, elas vão percebendo se as atividades da rotina estão ou não, sendo significativas para as crianças, e assim vão a adequando, visando o desenvolvimento e aprendizagem delas, aspecto coerente e essencial para a qualidade da educação infantil oferecida. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT The present Pedagogy coursework had the objective of analysing the teachers´vision of childhood education concerning a significative routine construction from the commitment perspective. For this purpose, under a qualitative approach, six teachers were interviewed using semi structured interviews. The reference is based on the Laevers´s Experiential Education (2004), as well as contributions of Formosinho (2009), Sousa (1998), Zabalza (1998) e Barbosa (2006). The analysis and discussion of the data show that in the view of the teachers a sense of routine is significant in addressing the needs of children, to ensure the participation, autonomy, motivation and involvement of them, which shows that the focus is on children's routine, which is essential for its quality, to contribute to the learning and development of them. From the research, it was found that the teacher dedication contributes to building a strong routine to be from him that the teacher can better understand the unique needs of your class, which allows increasingly adapt to the routine of his office these needs. It was noted also the usefulness of indicators of well - being and involvement in the construction of meaningful routine, because the teachers observe them in their classrooms, and from the information provided by them, they will realize that the activities are routine or not being significant for children, and so will the fitting, for thedevelopment and learning of them, consistent appearance and essential to the quality of early childhood education offered. |