Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7825
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaneteCavalcantePereiradeSouza.pdf717,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão democrática : é possível a participação dos estudantes neste processo?
Autor(es): Souza, Janete Cavalcante Pereira de
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Escolas - organização e administração
Participação estudantil na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: SOUZA, Janete Cavalcante Pereira de. Gestão democrática: é possível a participação dos estudantes neste processo? 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo objetiva verificar como se dá o processo de gestão democrática, considerando os vários desafios que a educação enfrenta no mundo contemporâneo. Em função disso se propõe uma investigação sobre a gestão democrática, procurando-se compreender se a participação dos alunos é possível, ou seja, se ela tem ocorrido. E investigar se é possível existir uma gestão democrática de fato em uma escola municipal de Águas Lindas de Goiás. Partindo desse pressuposto de que o diálogo permite uma integração entre educandos e o gestor escolar, a fim de buscarem estratégias e ideias na tomada de decisões. Nessa perspectiva, o diálogo aparece como fundamental caminho, entendido como “o reconhecimento da infinita diversidade do real que se desdobra do pensamento – algo da inesgotável experiência da consciência dos outros” como aponta Ferreira (2000). A pesquisa utilizou a abordagem metodológica qualitativa, e o instrumento para a coleta de dados foi o questionário. Nesse sentido, é possível, também, que avalie a realidade de uma escola em que a gestão democrática não ocorre, compreendendo, sobretudo, o impacto disso na atuação dos alunos e na sua aprendizagem. Isso demonstra que ainda há um longo caminho a ser percorrido, especialmente quando se trata desse tema no município de Águas Lindas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasilia, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons