Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NubiaAlvesPereira.pdf507,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental I de uma escola municipal no município de Carinhanha – BA
Autor(es): Pereira, Núbia Alves
Orientador(es): Sousa, Luzia Costa de
Assunto: Atividades lúdicas
Aprendizagem
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 14-Jul-2014
Referência: PEREIRA, Nubia Alves. A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental I de uma escola municipal no município de Carinhanha – BA. 2013. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília; Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha, 2013.
Resumo: O presente estudo aponta a importância do lúdico no Ensino Fundamental I e, nesta perspectiva, o trabalho tem o objetivo de entender qual a concepção dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I em relação ao lúdico no ambiente escolar. Entre os autores que discorrem e traçam paralelos sobre a temática estão: Oliveira (2000); Kishimoto (1997, 1998, 1999, 2000); Piaget (1971,1967, 1994), entre outros. Deste modo, observa-se que o lúdico é visto como um fator essencial neste contexto, e para esta compreensão foi necessária a realização de entrevistas com professores na sala de aula, para saber o que eles acham do desenvolvimento de atividades lúdicas, bem como de um grupo focal com dez alunos, além da observação em sala de aula. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo que todos os dados foram embasados em referenciais teóricos, de autores com conhecimentos na área. Diante disso, tornou-se necessário compreender a importância da ludicidade na sala de aula, sendo que os professores também têm esta mesma concepção em relação ao lúdico. A ludicidade é um fator necessário no processo de aprendizagem, porém para isso é fundamental que o educador tenha conhecimento necessário no que diz respeito ao lúdico como fator importante para estimular uma aprendizagem significativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons