Título: | Educação em direitos humanos na EJA : incorporando a educação em direitos humanos no projeto político pedagógico da escola |
Autor(es): | Costacurta, Jaisson Rodrigo |
Orientador(es): | Manggini, Tiago Roberto Tenroller |
Coorientador(es): | Santos, Carla Andréia Simão dos Vieira, Núbia Jane Freire |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Cidadania |
Assunto: | Direitos humanos Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 5-Abr-2014 |
Data de publicação: | 8-Jul-2014 |
Referência: | COSTACURTA, Jaisson Rodrigo. Educação em direitos humanos na EJA: incorporando a educação em direitos humanos no projeto político pedagógico da escola. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. |
Resumo: | Por meio deste Projeto de Intervenção Local (PIL), busca-se refletir e propor estratégias acerca de uma temática importante e emergente no contexto do currículo da escola pública brasileira, a saber: a educação em direitos humanos.A metodologia adotada foi o Estudo de Caso e a Observação Participante, com vistas a mapear as dificuldades para a implementação da educação em direitos humanos no dia-a-dia da escola e na sua proposta pedagógica. A partir disso, foram propostas formas de por em prática essa temática e incluí-la no Projeto Político Pedagógico. Assim, o PIL constituiu-se uma intervenção na escola, com a participação direta dos estudantes, de modo a proporcionar reflexões aos e com os professores e equipe pedagógica. O PIL despertou jovens e adultos para o diálogo, para a reflexão sobre suas vivências cotidianas, como formas de compreender a realidade em que estão inseridos e a situação de exclusão que os tem vitimado. A metodologia adotada contribuiu para um desempenho positivo da equipe e o desenvolvimento do projeto. Esse fato é comprovado na participação e no interesse dos jovens e adultos, trazendo suas experiências em direitos humanos para debate, reivindicando mudanças e melhoria para suas vidas, tentando compreender e praticar os direitos humanos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014. |
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Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
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