Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/775
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LuccasVictorRodriguesRuzzon.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mobile Marketing : a aceitabilidade dos usuários brasileiros ao marketing via Bluetooth
Autor(es): Ruzzon, Luccas Victor Rodrigues
Orientador(es): Arruda, Guilherme Augusto Castelo Branco
Assunto: Comportamento do consumidor
Telefonia celular
Marketing
Marketing de relacionamento
Data de apresentação: 15-Jun-2009
Data de publicação: 26-Nov-2009
Referência: RUZZON, Luccas Victor Rodrigues. Mobile Marketing: a aceitabilidade dos usuários brasileiros ao marketing via Bluetooth. 2009. 68 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Os avanços tecnológicos permitem uma discussão relevante voltada para o marketing em um cenário de novas tecnologias de comunicação. O mobile marketing é uma ferramenta bastante nova de relacionamento com os consumidores. O presente trabalho tem como objetivo verificar a aceitabilidade dos usuários de celular brasileiros ao mobile marketing, em especial através da tecnologia Bluetooth. A respeito da metodologia optou-se pelo levantamento quantitativo descritivo com base em fontes primárias, levantadas através de livros, artigos na área de marketing e órgãos do setor de telecomunicações, além de fontes secundárias. Realizou-se uma entrevista onde foram aplicados 300 questionários a usuários de celular residentes em Brasília e São Paulo. O marketing via Bluetooth tem boa receptividade entre os entrevistados, principalmente entre os jovens, pois possuem maior familiaridade com essa tecnologia. Comparado com o envio de propagandas no celular somente, seja através de qualquer meio, o marketing via Bluetooth mostrou também maior aceitabilidade. No entanto, percebe-se que os consumidores desejam escolher quais conteúdos irão receber como publicidade no celular e a freqüência. Dessa maneira, obter a permissão dos consumidores para o envio de mensagens publicitárias é fundamental para a efetividade da campanha. O Bluetooth então se mostra uma alternativa interessante para o mobile marketing, devido a seu baixo custo e boa aceitação pelos consumidores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.775
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.