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2009_LuccasVictorRodriguesRuzzon.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorArruda, Guilherme Augusto Castelo Branco-
dc.contributor.authorRuzzon, Luccas Victor Rodrigues-
dc.identifier.citationRUZZON, Luccas Victor Rodrigues. Mobile Marketing: a aceitabilidade dos usuários brasileiros ao marketing via Bluetooth. 2009. 68 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.en
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos permitem uma discussão relevante voltada para o marketing em um cenário de novas tecnologias de comunicação. O mobile marketing é uma ferramenta bastante nova de relacionamento com os consumidores. O presente trabalho tem como objetivo verificar a aceitabilidade dos usuários de celular brasileiros ao mobile marketing, em especial através da tecnologia Bluetooth. A respeito da metodologia optou-se pelo levantamento quantitativo descritivo com base em fontes primárias, levantadas através de livros, artigos na área de marketing e órgãos do setor de telecomunicações, além de fontes secundárias. Realizou-se uma entrevista onde foram aplicados 300 questionários a usuários de celular residentes em Brasília e São Paulo. O marketing via Bluetooth tem boa receptividade entre os entrevistados, principalmente entre os jovens, pois possuem maior familiaridade com essa tecnologia. Comparado com o envio de propagandas no celular somente, seja através de qualquer meio, o marketing via Bluetooth mostrou também maior aceitabilidade. No entanto, percebe-se que os consumidores desejam escolher quais conteúdos irão receber como publicidade no celular e a freqüência. Dessa maneira, obter a permissão dos consumidores para o envio de mensagens publicitárias é fundamental para a efetividade da campanha. O Bluetooth então se mostra uma alternativa interessante para o mobile marketing, devido a seu baixo custo e boa aceitação pelos consumidores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordTelefonia celularen
dc.subject.keywordMarketingen
dc.subject.keywordMarketing de relacionamentoen
dc.titleMobile Marketing : a aceitabilidade dos usuários brasileiros ao marketing via Bluetoothen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-26T17:18:31Z-
dc.date.available2009-11-26T17:18:31Z-
dc.date.issued2009-11-26T17:18:31Z-
dc.date.submitted2009-06-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/775-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.775pt_BR
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