Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IvanideBatistaMoreira_MariaElenaTavaresdePinho_banner.pdfBanner379,98 kBAdobe PDFver/abrir
2014_IvanideBatistaMoreira_MariaElenaTavaresdePinho.pdf254,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação de neoleitores na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Moreira, Ivanide Batista
Pinho, Maria Elena Tavares de
Orientador(es): Cáceres, Elaine Filomena Chagas
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Alfabetização
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura - educação
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 27-Jun-2014
Referência: MOREIRA, Ivanide Batista; PINHO, Maria Elena Tavares de. Formação de neoleitores na Educação de Jovens e Adultos. 2014. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é um direito constitucional assegurado a pessoas jovens, adultas e idosas que por algum motivo interromperam sua trajetória escolar ou não iniciaram o processo de escolarização. Em sua maioria são trabalhadores que se encontram à margem dos bens culturais, sociais e econômicos. Os estudantes da EJA veem a educação como a possibilidade de melhorar de vida Ao trabalhar em sala de aula com esses sujeitos, devemos lembrar que são pessoas com saberes já construídos, a partir de experiências vividas, que merecem ser respeitados e valorizados. Contudo, demonstram dificuldades no processo de alfabetização e na pós-alfabetização, não conseguem ler, interpretar e refletir criticamente sobre temas trabalhados. Com o desenvolvimento deste projeto desejamos contribuir para a aquisição da leitura e a formação de neoleitores, elevando desta forma o nível de escolaridade dos educandos e diminuindo o número de analfabetos funcionais. O projeto tem a finalidade de incentivar o aluno a ler, ofertando gêneros textuais diversos e propiciando atividades prazerosas envolvendo o ato de ler.
Abstract: Educating Youth and Adults is a constitutional right guaranteed to the young, adult and elderly people who for some reason left school or did not started the process of schooling. Mostly workers who are at the margins of cultural, social and economic goods. Students from EJA see education as the opportunity to improve their lives. During the time in the classroom with these subjects, we must remember that they are people with knowledge already constructed from experiences and that deserves respect and value. However, they experience difficulties in the process of literacy and post -literacy, the students are sometimes unable to read, interpret and critically reflect on themes discussed. The goal of this project is to contribute to the reading acquisition and formation of “newreaders”, thus elevating the level of education of students and decreasing the number of functional illiterates. The project aims to encourage students to read, offering diverse textual genres and providing pleasurable activities involving the act of reading.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons