Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DaviJosedeSouza.pdf996,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de geografia : a visão fragmentada a respeito do bioma Cerrado
Autor(es): Souza, Davi José de
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Cerrado
Biomas
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: Dez-2012
Data de publicação: 27-Jun-2014
Referência: SOUZA, Davi José de. O ensino de geografia: a visão fragmentada a respeito do bioma Cerrado. 2012. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho busca relatar as concepções teóricas estereotipadas a cerca do bioma Cerrado, bem como divulgar o conteúdo reduzido utilizado pelos meio didáticos no ensino médio e fundamental. Embora o foco predominante alterna sobre os conceitos contemporâneos e conservadores, ora refutando, ora aceitando, com algumas fundamentações baseado em material didático do ensino médio como comprovação de conteúdos e visões fragmentados. Também abordar: conceitos, opiniões subordinadas à pesquisa agropecuária, novas descobertas, mudanças de focos de ex-agricultores, dentre outros que se confirmam em leque amplo de referencial bibliográfico. O interesse de geógrafos regionais quanto valorizar o bioma Cerrado para que depois de transformado em fronteira agrícola e chegada a hora de repensar o modelo de desenvolvimento capitalista para um modelo sustentável para não somente vir inviabilizar do ponto de vista apenas as áreas do Cerrado, mas quase que todos os demais biomas sul-americanos, confirmando que essa linha é a que mais aproxima de um consenso. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper reports the theoretical conceptions Search stereotyped about the Cerrado biome, as well as disseminating content through reduced use by fundamental teaching in high school. Although the predominant focus switches on contemporary concepts and conservatives, sometimes refuting, now accepting, with some reasoning based courseware high school as proof of contents and fragmented visions. Also addressing: concept, opinions subordinate agricultural research, new discoveries, changes foci Former farmers and others who confirms the wide range bibliographic references. The interest of regional geographers as to enhance the Cerrado biome that once transformed into agricultural frontier and the time to rethink the capitalist development model for a sustainable model to derail not only come from the point of view only the areas of the Cerrado, but almost so that all other south American biomes. Since this line is the one that most closely matches the consensus.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Geografia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons