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Título: Programa Saúde nas Escolas : ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos em Ceilândia/DF
Autor(es): Souza, Laís Oliveira de
Orientador(es): Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira
Assunto: Promoção da saúde
Saúde escolar
Política de saúde
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jun-2014
Referência: SOUZA, Laís Oliveira de. Programa Saúde nas Escolas: ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos em Ceilândia/DF. 2013. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2013.
Resumo: O Programa Saúde na Escola (PSE) possui em seu referencial a articulação entre a educação e a saúde que tem como característica a criação de políticas públicas voltadas para a universalização dos direitos fundamentais do cidadão. Diante de algumas diretrizes, o PSE também preconiza a promoção da saúde e prevenção de doenças, essa ação é de suma importância para a qualidade de vida dos escolares e também para o empoderamento dos mesmos. O estudo teve como objetivo caracterizar o PSE no tocante à implementação do Componente II: As ações de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos nas escolas públicas de Ceilândia/DF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que usa como método o grupo de discussão, em que, professores, alunos e coordenadores do Programa articulam sobre os temas transversais propostos pelo PSE e os quais a escola desenvolve. Através da pesquisa foi possível identificar as ações do Componente II desenvolvidas no contexto do PSE, levantar as interfaces existentes entre a rede de saúde e a rede de ensino e descrever os mecanismos e formas de operacionalização do Componente II no âmbito das atividades escolares. De acordo com a experiência, verifica-se a necessidade de serem caracterizadas outras escolas vinculadas ao PSE em Ceilândia. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The – Programa Saúde na Escola - School Health Program (PSE) has the referential point the articulation between education and health, featuring the creation of public policies focused in the universalization of the fundamental rights of the citizen. In face of some guidelines, the PSE advocates the health promotion and disease prevention, this action is very important for the quality of life of schoolchildren and their empowerment. The study aimed to characterize the PSE in terms of implementation of the component II: The action of promotion of heath and disease prevention in Ceilândia/DF public schools. This is a qualitative descriptive study of group discussion character, that teachers, students and coordinators of the program articulates the transverse themes proposed by PSE and which the school develops. Through research it was possible to identify the actions of Component II developed in the context of PSE, raising the interfaces between the health system and the school system and describe the mechanisms and operation of component II in the school activities area. According to the experience, is needed to be linked the PSE characterized school to others in Ceilândia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2013.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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