Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LaisOliveiradeSouza.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorParreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorSouza, Laís Oliveira de-
dc.identifier.citationSOUZA, Laís Oliveira de. Programa Saúde nas Escolas: ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos em Ceilândia/DF. 2013. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2013.en
dc.description.abstractO Programa Saúde na Escola (PSE) possui em seu referencial a articulação entre a educação e a saúde que tem como característica a criação de políticas públicas voltadas para a universalização dos direitos fundamentais do cidadão. Diante de algumas diretrizes, o PSE também preconiza a promoção da saúde e prevenção de doenças, essa ação é de suma importância para a qualidade de vida dos escolares e também para o empoderamento dos mesmos. O estudo teve como objetivo caracterizar o PSE no tocante à implementação do Componente II: As ações de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos nas escolas públicas de Ceilândia/DF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que usa como método o grupo de discussão, em que, professores, alunos e coordenadores do Programa articulam sobre os temas transversais propostos pelo PSE e os quais a escola desenvolve. Através da pesquisa foi possível identificar as ações do Componente II desenvolvidas no contexto do PSE, levantar as interfaces existentes entre a rede de saúde e a rede de ensino e descrever os mecanismos e formas de operacionalização do Componente II no âmbito das atividades escolares. De acordo com a experiência, verifica-se a necessidade de serem caracterizadas outras escolas vinculadas ao PSE em Ceilândia. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe – Programa Saúde na Escola - School Health Program (PSE) has the referential point the articulation between education and health, featuring the creation of public policies focused in the universalization of the fundamental rights of the citizen. In face of some guidelines, the PSE advocates the health promotion and disease prevention, this action is very important for the quality of life of schoolchildren and their empowerment. The study aimed to characterize the PSE in terms of implementation of the component II: The action of promotion of heath and disease prevention in Ceilândia/DF public schools. This is a qualitative descriptive study of group discussion character, that teachers, students and coordinators of the program articulates the transverse themes proposed by PSE and which the school develops. Through research it was possible to identify the actions of Component II developed in the context of PSE, raising the interfaces between the health system and the school system and describe the mechanisms and operation of component II in the school activities area. According to the experience, is needed to be linked the PSE characterized school to others in Ceilândia.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPromoção da saúdeen
dc.subject.keywordSaúde escolaren
dc.subject.keywordPolítica de saúdeen
dc.titlePrograma Saúde nas Escolas : ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos em Ceilândia/DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-06-16T22:09:07Z-
dc.date.available2014-06-16T22:09:07Z-
dc.date.issued2014-06-16T22:09:07Z-
dc.date.submitted2013-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7701-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons