Resumo: | O trabalho a seguir se propõe a investigar relações entre os itens: Desenho, Espaço, Corpo, Subjetividade e Poder, e questionar como e de que maneira estes se provocam, se misturam, se ultrapassam ou se limitam. No primeiro capítulo, apresento o histórico do desenvolvimento poético dessa pesquisa, expondo um breve memorial que explicita os motivos que me levaram a investigar o assunto em questão. Detalho a maneira com que a construção da linguagem poética foi concatenada plasticamente, e clarifico as particularidades dos corpos em movimento no desenho, do elemento fio (ou linha de costura), do espaço e do suporte. Encerro o capítulo indicando os/as artistas que desempenharam uma importância formativa em meu repertório poético, bem como aquelas que articularam uma confluência com o trabalho. O segundo capítulo explana as referências simbólicas atreladas ao Fio, ao Desenho, ao Espaço, ao Corpo, à Subjetividade e ao Poder. Disserta primeiramente a respeito de possíveis alegorias ou funções que esses elementos podem assumir no universo mitológico e biológico. Em seguida aponta nos componentes textuais, na prática da tecelagem e na estrutura da narrativa uma aproximação expressiva com a composição plástica desenvolvida. Por fim, procura analisar de que modo os itens citados perpassam conceitualmente no âmbito dos jogos de poder. No terceiro e último capítulo, relato atitudes práticas aplicadas na composição plástica. Exponho os problemas técnicos e os métodos utilizados para solucioná-los, na mesma medida em que disponho uma reflexão a respeito dessa dinâmica, e como ela se manifesta no trabalho plástico “Entrelinhas”. Nas considerações finais, aponto alguns interesses despertados ao longo deste estudo em decorrência da pesquisa apresentada. |