Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7638
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaCintraRabelo.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaravalhas Júnior, Nelson-
dc.contributor.authorRabelo, Amanda Cintra-
dc.identifier.citationRABELO, Amanda Cintra. Entrelinhas. 2013. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.en
dc.description.abstractO trabalho a seguir se propõe a investigar relações entre os itens: Desenho, Espaço, Corpo, Subjetividade e Poder, e questionar como e de que maneira estes se provocam, se misturam, se ultrapassam ou se limitam. No primeiro capítulo, apresento o histórico do desenvolvimento poético dessa pesquisa, expondo um breve memorial que explicita os motivos que me levaram a investigar o assunto em questão. Detalho a maneira com que a construção da linguagem poética foi concatenada plasticamente, e clarifico as particularidades dos corpos em movimento no desenho, do elemento fio (ou linha de costura), do espaço e do suporte. Encerro o capítulo indicando os/as artistas que desempenharam uma importância formativa em meu repertório poético, bem como aquelas que articularam uma confluência com o trabalho. O segundo capítulo explana as referências simbólicas atreladas ao Fio, ao Desenho, ao Espaço, ao Corpo, à Subjetividade e ao Poder. Disserta primeiramente a respeito de possíveis alegorias ou funções que esses elementos podem assumir no universo mitológico e biológico. Em seguida aponta nos componentes textuais, na prática da tecelagem e na estrutura da narrativa uma aproximação expressiva com a composição plástica desenvolvida. Por fim, procura analisar de que modo os itens citados perpassam conceitualmente no âmbito dos jogos de poder. No terceiro e último capítulo, relato atitudes práticas aplicadas na composição plástica. Exponho os problemas técnicos e os métodos utilizados para solucioná-los, na mesma medida em que disponho uma reflexão a respeito dessa dinâmica, e como ela se manifesta no trabalho plástico “Entrelinhas”. Nas considerações finais, aponto alguns interesses despertados ao longo deste estudo em decorrência da pesquisa apresentada.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDesenho da figura humanaen
dc.subject.keywordLinguagem - arteen
dc.subject.keywordFigura humana na arteen
dc.subject.keywordMovimento corporalen
dc.subject.keywordSubjetividadeen
dc.subject.keywordEspaço (Arte)en
dc.titleEntrelinhasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-06-05T01:50:35Z-
dc.date.available2014-06-05T01:50:35Z-
dc.date.issued2014-06-05T01:50:35Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7638-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons