Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maravalhas Júnior, Nelson | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Amanda Cintra | - |
dc.identifier.citation | RABELO, Amanda Cintra. Entrelinhas. 2013. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. | en |
dc.description.abstract | O trabalho a seguir se propõe a investigar relações entre os itens: Desenho, Espaço, Corpo, Subjetividade e Poder, e questionar como e de que maneira estes se provocam, se misturam, se ultrapassam ou se limitam. No primeiro capítulo, apresento o histórico do desenvolvimento poético dessa pesquisa, expondo um breve memorial que explicita os motivos que me levaram a investigar o assunto em questão. Detalho a maneira com que a construção da linguagem poética foi concatenada plasticamente, e clarifico as particularidades dos corpos em movimento no desenho, do elemento fio (ou linha de costura), do espaço e do suporte. Encerro o capítulo indicando os/as artistas que desempenharam uma importância formativa em meu repertório poético, bem como aquelas que articularam uma confluência com o trabalho. O segundo capítulo explana as referências simbólicas atreladas ao Fio, ao Desenho, ao Espaço, ao Corpo, à Subjetividade e ao Poder. Disserta primeiramente a respeito de possíveis alegorias ou funções que esses elementos podem assumir no universo mitológico e biológico. Em seguida aponta nos componentes textuais, na prática da tecelagem e na estrutura da narrativa uma aproximação expressiva com a composição plástica desenvolvida. Por fim, procura analisar de que modo os itens citados perpassam conceitualmente no âmbito dos jogos de poder. No terceiro e último capítulo, relato atitudes práticas aplicadas na composição plástica. Exponho os problemas técnicos e os métodos utilizados para solucioná-los, na mesma medida em que disponho uma reflexão a respeito dessa dinâmica, e como ela se manifesta no trabalho plástico “Entrelinhas”. Nas considerações finais, aponto alguns interesses despertados ao longo deste estudo em decorrência da pesquisa apresentada. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Desenho da figura humana | en |
dc.subject.keyword | Linguagem - arte | en |
dc.subject.keyword | Figura humana na arte | en |
dc.subject.keyword | Movimento corporal | en |
dc.subject.keyword | Subjetividade | en |
dc.subject.keyword | Espaço (Arte) | en |
dc.title | Entrelinhas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2014-06-05T01:50:35Z | - |
dc.date.available | 2014-06-05T01:50:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-05T01:50:35Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7638 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|