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Título: Projeto do sistema de arrefecimento e da caixa de redução para o uso aeronáutico do motor Toyota 2ZR-FE
Autor(es): Damasceno, Eduardo Guedes
Oliveira, Paulo Henrique Marques de
Orientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto: Automóveis
Aeronaves - motores
Automóveis
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 5-Jun-2014
Referência: DAMASCENO, Eduardo Guedes; OLIVEIRA, Paulo Henrique Marques de. Projeto do sistema de arrefecimento e da caixa de redução para o uso aeronáutico do motor Toyota 2ZR-FE. 2013. viii, 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este projeto visa a conversão do motor Toyota 2ZR-FE 1.8l VVTi para uso aeronáutico. O processo de dimensionamento do sistema de arrefecimento do motor é descrito assim como o projeto do redutor de velocidade. Para o dimensionamento do sistema de arrefecimento foram feitos ensaios experimentais para o radiador e utilizado o método de Wilson para a análise de dados. O redutor de velocidades por engrenagens foi projetado seguindo a metodologia apresentada no livro "Projeto de Engenharia Mecânica" de Joseph E. Shigley e por Robert L. Norton no livro "Projeto de Máquinas".
Abstract: This project aims the conversion of the Toyota Motor 2ZR-FE 1.8l VVTi for aeronautical use. The process of sizing the cooling system of the engine is described, as well as the design of speed reducer. For the design of the cooling system, the radiator was experimentally tested and the method of Wilson was used for data analysis. The propeller speed reduction unit was designed following the methodology presented in the books "Design of Mechanical Engineering" by Joseph E. Shigley and "Machine Design" by L. Rober Norton.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013.
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