Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Eduardo Guedes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Paulo Henrique Marques de | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Eduardo Guedes; OLIVEIRA, Paulo Henrique Marques de. Projeto do sistema de arrefecimento e da caixa de redução para o uso aeronáutico do motor Toyota 2ZR-FE. 2013. viii, 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013. | en |
dc.description.abstract | Este projeto visa a conversão do motor Toyota 2ZR-FE 1.8l VVTi para uso aeronáutico. O processo de dimensionamento do sistema de arrefecimento do motor é descrito assim como o projeto do redutor de velocidade. Para o dimensionamento do sistema de arrefecimento foram feitos ensaios experimentais para o radiador e utilizado o método de Wilson para a análise de dados. O redutor de velocidades por engrenagens foi projetado seguindo a metodologia apresentada no livro "Projeto de Engenharia Mecânica" de Joseph E. Shigley e por Robert L. Norton no livro "Projeto de Máquinas". | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Automóveis | en |
dc.subject.keyword | Aeronaves - motores | en |
dc.subject.keyword | Automóveis | - |
dc.title | Projeto do sistema de arrefecimento e da caixa de redução para o uso aeronáutico do motor Toyota 2ZR-FE | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2014-06-05T00:46:53Z | - |
dc.date.available | 2014-06-05T00:46:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-05T00:46:53Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7634 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This project aims the conversion of the Toyota Motor 2ZR-FE 1.8l VVTi for aeronautical use. The process of sizing the cooling system of the engine is described, as well as the design of speed reducer. For the design of the cooling system, the radiator was experimentally tested and the method of Wilson was used for data analysis. The propeller speed reduction unit was designed following the methodology presented in the books "Design of Mechanical Engineering" by Joseph E. Shigley and "Machine Design" by L. Rober Norton. | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|