Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7625
Título: | Texturas 1 : objeto de pintura abjeta |
Autor(es): | Castro, Leonardo de Jesus Freitas de |
Orientador(es): | Medeiros, Maria Beatriz de |
Assunto: | Pintura Colagem Cabelo Performance (Arte) |
Data de apresentação: | 3-Dez-2013 |
Data de publicação: | 4-Jun-2014 |
Referência: | CASTRO, Leonardo de Jesus Freitas de. Texturas 1: objeto de pintura abjeta. 2013. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | No presente trabalho descrevemos a série artística de nome Texturas 1; obras cujo principal foco são pelos humanos descartados sendo usados como material de arte, através dos conceitos de Assemblage e Apropriação. Retira-se a função usual dada ao pelo pela sociedade contemporânea e se propõe a reflexão da originalidade dessa função e da diferença de alguns significados históricos e contemporâneos da relação que se tem com o pelo e o cabelo como objeto social. Como isso já foi trabalhado no campo das artes plásticas? Como a body art e a performance tratam o pelo? Nas considerações finais apresentamos uma reflexão sobre a reação do público diante de parte das obras da série que foram apresentadas durante mostras e exposições e a relação que se estabeleceu com a arte abjeta. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT In this monograph work we describe the artistic series called Texturas 1; work whose main focus is human hair being used as art supplies, through the concepts of Assemblage and Appropriation. Cutting up the usual function given by the contemporary society and proposes a reflection of the originality of this function and the difference of some historical and contemporary meanings of the relationship you have with the hair and the corporate purpose. How has it been worked in the field of visual arts? How does the body art and performance treat the human hair?
In the final considerations is presented a reflection on the public's reaction before the series of works that were presented during exhibits and the relation with the abject art. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons