Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunadeOliveiraMagalhaes_MuriloPeresdeAlmeida.pdf893,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento e desenvolvimento de mudas de Thevetia neriifolia L. em casa de vegetação
Autor(es): Magalhães, Bruna de Oliveira
Almeida, Murilo Peres de
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Crescimento (Plantas)
Plantas - desenvolvimento
Plantas ornamentais
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 2-Jun-2014
Referência: MAGALHÃES, Bruna de Oliveira; ALMEIDA, Murilo Peres de. Crescimento e desenvolvimento de mudas de Thevetia neriifolia L. em casa de vegetação. 2013. viii, 22 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Thevetia neriifolia L. (Apocynaceae), planta arbustiva ornamental de belas e vistosas flores, é originária das Américas Central e do Sul e tem sido utilizada como planta ornamental em todo o mundo tropical e temperado, e no Brasil, mais especificamente no Sudeste. Também é utilizada na medicina oriental há vários séculos para o tratamento de afecções cardíacas. O estudo visou observar o crescimento de mudas de um acesso da espécie em condições de casa-de-vegetação. As sementes da planta foram coletadas no campo, ao pé do arbusto florido, no Campus da Universidade de Brasília, tendo sido imersas em água por uma hora e imediatamente semeada em sementeira do tipo caixa preenchida com a mistura fértil EEB (Estação Experimental de Biologia), que apresenta a seguinte composição: latossolo vermelho de cerrado, areia, vermiculita e composto orgânico respectivamente, na proporção 3:3:1:1, mais a formulação 4-14-8, na dose de 100g para cada 40 L da mistura. Após 15 dias da semeadura, deu-se o início da germinação, e as mudas resultantes foram transplantadas para vasos de 2,5 L de capacidade, também preenchidos com a mistura EEB, 21 dias após o início da germinação. Após o transplante, as mudas passaram a ser medidas semanalmente para se aferir o crescimento. As medidas foram feitas a partir da superfície do substrato até a gema mais nova no ápice da planta. Decorridas quatro semanas após o transplante foi feita uma adubação de cobertura na base de 1g da formulação 10-10-10 por vaso. Decorridas nove semanas o ensaio foi interrompido para a elaboração da curva de crescimento e do cálculo da taxa diária de crescimento, e sobre a última medição foi calculado o coeficiente de variação dos dados. As mudas de Thevetia neriifolia propagadas a partir de sementes apresentaram elevado índice de germinação e acelerado crescimento em casa-de-vegetação, relativamente curto tempo de viveiro e boa uniformidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons