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Título: Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil
Autor(es): Soares, Jéssica Teixeira
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: EMBRATUR
Turismo - marketing
Marketing esportivo
Turismo e Estado
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 31-Mai-2014
Referência: SOARES, Jéssica Teixeira. Comunicação, turismo e esporte para promoção da imagem turística do Brasil. 2013. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho busca compreender quais são as estratégias utilizadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) nas ações de promoção da imagem do Brasil no exterior. Essa proposta tem como motivação o Plano Aquarela 2020, planejamento criado em razão do contexto dos eventos esportivos que o país vai sediar. Nele, são propostas estratégias de marketing que buscam a prospecção de turistas e a entrada de divisas. Como artifício de divulgação dessas ações, foi criado o Blog Aquarela 2020. Nesse sentido, esta investigação avalia o blog como ferramenta de comunicação e faz um estudo comparativo das fases do Plano Aquarela. Tem-se a hipótese de que a principal estratégia usada pela Embratur desenvolve-se em torno da abordagem feita sobre a diversificação da cultura brasileira. Para isso, estuda-se o cenário em que o plano foi criado e as influências nas ações promovidas. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper provides an analysis of the strategies applied by Embratur (Brazilian Tourism Institute) to promote Brazil’s image abroad. Specifically, the Aquarela Plan 2020, conceived in the midst of preparing the country for the upcoming major sports events. The Plan proposes marketing strategies to research prospecting for tourists and foreign exchange inflows, and as a method of promotion, the Aquarela Blog 2020 was created. In this essay, I intend to conduct a comparative analysis between the proposed Aquarela Plans as well as a study of the blog itself. This research aims to comprehend if Embratur’s main marketing strategy is about highlighting the diversity of Brazilian culture. Furthermore, to verify whether the context in which Aquarela Plan was created greatly influences the resulting actions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.
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