Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreaMacedodeBrittoPereira.pdf412,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção vocal no espaço cênico : um exercício em Tito Andrônico
Autor(es): Pereira, Andrea Macedo de Britto
Orientador(es): Lignelli, César
Assunto: Representação teatral
Teatro - voz
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 30-Mai-2014
Referência: PEREIRA, Andrea Macedo de Britto. A produção vocal no espaço cênico: um exercício em Tito Andrônico. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal a descrição do processo de produção vocal experimentado pela autora para a apresentação da peça Tito Andrônico, de autoria do dramaturgo inglês William Shakespeare, processo esse que se constituiu num complexo exercício de enfrentamento de suas limitações nesse campo específico da voz e palavra em performance, seja no que diz respeito ao domínio dos parâmetros sonoros da voz, seja na criação de uma vocalidade condizente com cada personagem nos seus distintos momentos e relacionada com a estética proposta, seja no temor à exposição. Ao longo do trabalho, serão apresentadas diversas circunstâncias experimentadas no curso de Interpretação Teatral no que tange ao trabalho com a voz falada e cantada, bem como as orientações recebidas de duas profissionais da voz, sendo uma professora de canto e outra fonoaudióloga, e suas repercussões. Embora o presente trabalho trate de voz, a autora não se subtraiu da necessidade de falar sobre outros aspectos relativos à atuação, porquanto o teatro engloba diversas instâncias que compõem o artista/ser humano. A fim de situar o leitor, optou-se por apresentar, no Capítulo 1, um resumo crítico do contexto da peça e da história dos personagens assumidos pela autora, refletindo sobre como tais fatores influenciaram nas escolhas dos parâmetros sonoros em cada caso específico, embora voltemos a eles em mais de uma oportunidade no texto. No Capítulo 2, serão descritas algumas experimentações da voz e da palavra em performance ao longo do curso de Interpretação Teatral, tanto da voz falada quanto da voz cantada, com breve análise dos elementos que determinaram o resultado dessas vivências, até chegar à apresentação da peça Tito Andrônico. Nesse capítulo, a autora já apresenta algumas orientações recebidas pelas profissionais da voz, sendo que as demais técnicas e orientações didáticopedagógicas, suas vivencias e resultados alcançados serão desenvolvidos no Capítulo 3. Por fim, na conclusão, será apresentada uma síntese do que foi mais relevante no processo, possíveis resultados e desdobramentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Bacharelado em Interpretação Teatral, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons