Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreaMacedodeBrittoPereira.pdf412,87 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLignelli, César-
dc.contributor.authorPereira, Andrea Macedo de Britto-
dc.identifier.citationPEREIRA, Andrea Macedo de Britto. A produção vocal no espaço cênico: um exercício em Tito Andrônico. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Bacharelado em Interpretação Teatral, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal a descrição do processo de produção vocal experimentado pela autora para a apresentação da peça Tito Andrônico, de autoria do dramaturgo inglês William Shakespeare, processo esse que se constituiu num complexo exercício de enfrentamento de suas limitações nesse campo específico da voz e palavra em performance, seja no que diz respeito ao domínio dos parâmetros sonoros da voz, seja na criação de uma vocalidade condizente com cada personagem nos seus distintos momentos e relacionada com a estética proposta, seja no temor à exposição. Ao longo do trabalho, serão apresentadas diversas circunstâncias experimentadas no curso de Interpretação Teatral no que tange ao trabalho com a voz falada e cantada, bem como as orientações recebidas de duas profissionais da voz, sendo uma professora de canto e outra fonoaudióloga, e suas repercussões. Embora o presente trabalho trate de voz, a autora não se subtraiu da necessidade de falar sobre outros aspectos relativos à atuação, porquanto o teatro engloba diversas instâncias que compõem o artista/ser humano. A fim de situar o leitor, optou-se por apresentar, no Capítulo 1, um resumo crítico do contexto da peça e da história dos personagens assumidos pela autora, refletindo sobre como tais fatores influenciaram nas escolhas dos parâmetros sonoros em cada caso específico, embora voltemos a eles em mais de uma oportunidade no texto. No Capítulo 2, serão descritas algumas experimentações da voz e da palavra em performance ao longo do curso de Interpretação Teatral, tanto da voz falada quanto da voz cantada, com breve análise dos elementos que determinaram o resultado dessas vivências, até chegar à apresentação da peça Tito Andrônico. Nesse capítulo, a autora já apresenta algumas orientações recebidas pelas profissionais da voz, sendo que as demais técnicas e orientações didáticopedagógicas, suas vivencias e resultados alcançados serão desenvolvidos no Capítulo 3. Por fim, na conclusão, será apresentada uma síntese do que foi mais relevante no processo, possíveis resultados e desdobramentos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRepresentação teatralen
dc.subject.keywordTeatro - vozen
dc.titleA produção vocal no espaço cênico : um exercício em Tito Andrônicoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-05-30T00:16:46Z-
dc.date.available2014-05-30T00:16:46Z-
dc.date.issued2014-05-30T00:16:46Z-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7577-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons