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Título: Práticas de leitura e mediação pedagógica como fatores fundamentais para o desenvolvimento da compreensão leitora na alfabetização
Autor(es): Sales, Juliane Pereira de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Leitura - educação
Alfabetização
Prática de ensino
Compreensão na leitura
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 26-Mai-2014
Referência: SALES, Juliane Pereira de. Práticas de leitura e mediação pedagógica como fatores fundamentais para o desenvolvimento da compreensão leitora na alfabetização. 2013. 120 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta as contribuições de se promover em sala momentos de leitura e o papel da mediação pedagógica para o desenvolvimento da compreensão leitora durante o período de alfabetização. Nesse sentido, foi utilizado como referencial teórico para se tratar da importância dos gêneros textuais para o ensino da leitura, um dos principais autores brasileiros sobre o tema, Marcuschi (2008). Também tomou-se como referência os descritores de leitura da Provinha Brasil, levando em consideração a relação entre a prática escolar e os descritores desta avaliação. Além disso, busca apresentar conceitos como compreensão e mediação pedagógica para assim subsidiar a reflexão a respeito de estratégias de leitura utilizadas pelo professor durante a mediação da leitura. Diante disso, em vista a alcançar o objetivo proposto, analisar como são desenvolvidas atividades de leitura e qual o papel do professor como mediador da leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico em uma escola pública do Distrito Federal, nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Foram realizadas observações e também foram lecionadas aulas pela pesquisadora. Além disso, também foram utilizados como instrumentos de pesquisa: diário de bordo, questionário e análise documental dos exercícios produzidos pelas crianças. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que o ensino da leitura e compreensão pautado em gêneros textuais, juntamente com a mediação do professor durante estas práticas viabiliza a alunos em processo de alfabetização ir se constituindo como leitores competentes. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents the contributions to promote reading in class moments and the role of pedagogical intervention for the development of reading comprehension during literacy. Thus, it was used as a theoretical framework to talk about the importance of textual genres for teaching reading, main brasilian author on the subject, Marcuschi (2008). Also taken as reference reading descriptors Provinha Brasil, taking into account the relationship between school practice and the descriptors of this exam. It also introduces concepts of reading comprehension and pedagogical mediation so contribute to the reflection on the reading strategies used by the teacher during reading mediation. Therefore, to analyze how reading activities are developed and to analyze the role of the teacher as facilitator or reading comprehension, are developed a qualitative ethnographic approach was conducted in a public school of Distrito Federal, in classes 1º and 2º years of elementary school. Observations were made and lessons were also taught by the researcher. Furthermore, were also used as research tools: logbook, questionnaire and document analysis of exercises produced by children. From the results obtained, it was concluded that the teaching of reading and understanding guided by textual genres, along with the mediation of the teacher during these practices enables the students in the literacy process will be constituted like competent readers.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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