Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThaisSoareseSilvaChaves.pdf3,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Criatividade no trabalho pedagógico : o caso do professor Carlos Lima
Autor(es): Chaves, Thais Soares e Silva
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Assunto: Criatividade (Educação)
Sistema Didático Integral
Pedagogia - metodologia
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 21-Mai-2014
Referência: CHAVES, Thais Soares e Silva. Criatividade no trabalho pedagógico: o caso do professor Carlos Lima. 2013. 129 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar e compartilhar o estudo de caso de um professor reconhecidamente criativo, através de um diálogo com a abordagem sobre a Criatividade postulada por Albertina Mitjáns Martínez. Sabe-se que o professor exerce papel fundamental no processo de aprendizagem e esse estudo demonstra através do acompanhamento daatuação do Professor Carlos Lima Campos, que é possível ser autor de um trabalho pedagógico criativo autoral capaz de reafirmar o esse profissional como sujeito ativo e intencional em sala de aula. Para investigação e elaboração do presente estudo, foram realizadas rodas de conversa com os alunos, observações dos espaços de aula, recreio, ensaios e de coordenação pedagógica, assim como entrevistas com pais, alunos e professor. Após o trabalho, verificou-se que Carlos é um professor criativo por realizar um trabalho pedagógico novo e com valor reconhecido pela implicância no desenvolvimento de seus alunos. Foram constatadas interessantes modificações em vários âmbitos da atuação docente, desde os objetivos até o momento avaliativo. Diante das dificuldades de aprendizagem, repetência e evasão escolar existentes na escola pública do DF, a criatividade docente se apresenta como uma possível alternativa para superação das questões relacionadas ao fracasso escolar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work aims at analyzing and sharing the case study of a notorious creative teacher, through the Theory of Creativity of AlbertinaMitjánsMartínez. It is known that teachers play a vital role in the learning process and this study illustrates, through the performance of Professor Carlos Lima Campos, that it is possible to have the authorship of a creative, pedagogical work which can reaffirm teachers’ roles as active and purposeful in the classroom. To research and preparation of this study, wheels conversation with students, observations of classroom spaces, recreation, testing and teaching coordination, as well as interviews with parents, students and teachers were held.It can be stated that Carlos is a creative teacher for conduct a new pedagogical work and value recognized for implication in the development of their students. There are interesting modifications in many aspects of teaching activity, since the goals to the evaluation moment. Through a Integral Didactic System for development of creativity are brought changes in various ambits of teaching performance from the objectives to the evaluative moment. Given the difficulties in the learning process, academic failure and dropout in existing public schools in the Federal District (DF) - Brazil, creative teaching is presented as a possible alternative to overcome the issues related to high rates of school failure.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons