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Título: Sexo e sexualidade na formação de educadores
Autor(es): Portes, Márcio de Melo
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Professores - formação
Sexualidade
Educação sexual
Universidades e faculdades - currículos
Sexo
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 20-Mai-2014
Referência: PORTES, Márcio de Melo. Sexo e sexualidade na formação de educadores. 2013. [60] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo geral investigar a abordagem de sexo e sexualidade na formação de educadores na Faculdade de Educação, compreendendo sexo e sexualidade como temas indispensáveis à formação do ser humano. Por ser inerente a cada ser, refletindo em todas as áreas da vida humana, sexo e sexualidade na formação de educadores foram as questões centrais da presente pesquisa, sob a hipótese de que não há abordagem significativa na formação de educadores para o empoderamento destes no que se refere a sexo e sexualidade. Para melhor compreensão do assunto, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, com método hipotético-dedutivo, que visa analisar por meio dos dados obtidos através de resultados de quarenta questionários aplicados e análise documental, o problema de qual a abordagem de sexo e sexualidade na formação de educadores. Para tanto, definiu-se três objetivos específicos: analisar os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere a sexo e sexualidade; investigar o espaço concedido a sexo e sexualidade no currículo da Faculdade de Educação da UnB; e analisar os dados obtidos no questionário aplicado a alunos do curso de pedagogia. Através dessa pesquisa notou-se que: os graduandos de pedagogia da Faculdade de Educação não estão preparados para lidar com questões relacionadas a sexo e sexualidade; o próprio curso de pedagogia não tem um currículo que contemple sexo e sexualidade ou formação que atenda aos PCN, portanto, não dá subsídios ou prepara adequadamente o pedagogo para o enfrentamento dessas questões no exercício da profissão. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as main objective to investigate the approach to sex and sexuality in teacher education in the Faculty of Education, including sex and sexuality as issues essential to the formation of the human being. Because it is inherent in every being, reflecting in all areas of human life, sex and sexuality in teacher training were the central questions of this research, under the assumption that no significant approach in the training of educators to empower those in refers to sex and sexuality. For better understanding of the subject, a qualitative and quantitative research with hypothetical- deductive method, which aims to analyze through data obtained from results reported questionnaire and document analysis was conducted, the problem of what approach to sex and sexuality in the formation educators. To do so, we defined three specific objectives: to analyze the cross-cutting themes of the NCP - National Curriculum Parameters in relation to sex and sexuality; investigate the space afforded to sex and sexuality in the curriculum of the Faculty of Education at UNB, and analyze data obtained from questionnaires administered to students of pedagogy. Through this research it was noted that: the pedagogy of undergraduate School of Education are not prepared to deal with issues related to sex and sexuality, the pedagogy course itself has a resume that includes sex and sexuality or training that meets the NCP, therefore gives subsidies or adequately prepares the educator to face these issues in the profession.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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