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Título: A constituição da subjetividade de crianças cegas nos anos iniciais : o eixo da experiência escolar
Autor(es): Araújo, Karla Gabriela Silva de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Crianças deficientes visuais
Desenvolvimento humano
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 19-Mai-2014
Referência: ARAÚJO, Karla Gabriela Silva de. A constituição da subjetividade de crianças cegas nos anos iniciais: o eixo da experiência escolar. 2013. 133 f. Trabalho Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo se propõe compreender aspectos e dimensões da constituição subjetiva de crianças cegas promovidas pelas experiências escolares no contexto de instituições educativas inclusivas. Leva em consideração a dinâmica das relações estabelecidas da família com a criança cega e com a escola, integrando as concepções que os sujeitos pesquisados têm sobre si no processo educativo formal. Concebe os processos subjetivos a partir de perspectivas de base histórico-culturais sobre o desenvolvimento humano. Prioriza os processos de significação de si mediante o estudo das narrativas e dos posicionamentos estabelecidos nas interações interpessoais cotidianas em sala de aula. Enfatiza os processos de mudança promovidos pela experiência escolar. A investigação empírica apresenta o estudo de caso de duas crianças cegas no segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública inclusiva localizada em Brasília, DF. A metodologia consistiu em imersão etnográfica da pesquisadora que acompanhou a turma e as duas crianças por um período de oito meses. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com as duas crianças cegas; a professora regente e a professora da sala de recursos; dois familiares e quatro colegas de turma. As informações construídas por meio dos procedimentos metodológicos, também, incluindo os registros do diário de campo, foram integradas em forma de estudo de caso. Resultados e análises foram organizados em tópicos constituídos pelos objetivos específicos contendo categorias que emergiram das entrevistas e observações. Foi possível definir, de forma ainda em construção, os elementos da experiência escolar, da relação família-escola e das concepções que as crianças têm sobre si próprias a partir do significado das experiências escolares. Resultados e discussões sugerem que: (1) a convivência dos colegas cegos com os colegas videntes constitui uma das dimensões que desencadeia o desenvolvimento naquelas crianças por meio da interação e da imitação; (2) a integração do núcleo familiar da criança com a escola tanto quanto promotora de maior qualidade das aprendizagens e de sentidos subjetivos; e (3) as concepções que as crianças possuem sobre si mesmas integradas à personalidade que, nas crianças cegas estruturam o desenvolvimento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims at understanding subjectivity constitution aspects and dimensions of blind young children within schooling experiences in an inclusive education public institution. It takes into account the relationship dynamics established among families, blind children and school, integrating research individuals’ conceptions about themselves based on their own formal educational process. It understands subjectivity processes grounded in human development historic-cultural approaches. It gives a close look at the meaning of self based on individuals’ narratives and interpersonal interaction in daily classroom events, and undertaking changes promoted by learning experiences. Empirical research counted with a case study of two second grade blind children in an elementary public school located in Brasilia, DF, Brazil. Methodological procedures comprised researcher ethnographic immersion in the classroom investigated for eight months in order to study the two blind children in-depth. There were individual interviews with the two children, their teacher and the resource room teacher, their relatives, and four class mates. Results were constructed and organized around the specific objectives and categories that emerge from interview narratives and interpersonal interactions’ observations. They enable to define, in temporary terms, elements from schooling process, family-school relationship and the conceptions that blind children have about themselves based on meaning school experiences have. Results and discussion suggest that: (1) the proximity of blind children with seer children foster development throughout interaction, communication and imitation; (2) the child’s family core integration with school foster a better quality learning and the development of self meaning senses; (3) children’s conceptions about themselves when integrated to their personality foster developmental structures especially for blind children.
Informações adicionais: Trabalho Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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