Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JuliaPereiraRodriguesBorges.pdf905,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico de situação do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes - PNCRC/MAPA para a produção de suínos no Brasil em 2012
Autor(es): Borges, Julia Pereira Rodrigues
Orientador(es): Miranda Filho, Reinaldo José de
Assunto: Segurança alimentar
Alimentos de origem animal - contaminação
Resíduos de drogas em veterinária
Suíno - criação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Mai-2014
Referência: BORGES, Julia Pereira Rodrigues. Diagnóstico de situação do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes - PNCRC/MAPA para a produção de suínos no Brasil em 2012. 2013. vii, 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A presença de resíduos de produtos de uso veterinário e de contaminantes nos alimentos de origem animal é questão recorrente ao se tratar de inocuidade e segurança dos alimentos. A cadeia produtiva brasileira de suínos utiliza em larga escala estes produtos, tanto para fins terapêuticos e profiláticos, quanto para fins de promoção de crescimento como aditivos incorporados à ração dos animais. Entretanto, o uso inadequado dos mesmos permite o aparecimento de resíduos químicos nos tecidos dos animais e nos subprodutos alimentares derivados dos mesmos. A intensificação da atividade econômica, em âmbito global, e os avanços tecnológicos atuais alteram a forma como os riscos são tratados, imprimindo novos desafios a todos os stakeholders envolvidos nas cadeias produtivas alimentares. O ambiente institucional, as normas e diretrizes reconhecidas internacionalmente referentes à segurança alimentar e riscos de contaminação química tendem a restringir-se cada vez mais, criando regulamentações que, por muitas vezes, funcionam como barreiras não-tarifárias e dificultam o comércio entre os países. Para adequar-se a estas exigências internacionais, há que se ter monitoramento incisivo sobre a produção de alimentos. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de sua Secretaria de Defesa Agropecuária e sua Coordenação de Resíduos e Contaminantes, estruturou seu programa de controle delineando ações de gerenciamento de risco para a mitigação dos perigos químicos nos alimentos. A ferramenta operacional é o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC/MAPA, em produtos de origem animal e vegetal. Para a espécie suína, no ano de 2012, foram monitoradas 109 diferentes substâncias (analitos), em um total de 2626 ensaios analíticos.
Informações adicionais: Monografia (Graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons