Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) na sala de aula, fazendo uma conexão com a teoria da competência sociocultural, formulada pela autora Celce-Murcia (2007). Dessa forma, esta pesquisa desenvolve, em seu referencial teórico, uma breve explicação sobre esse gênero textual (HQ), o conceito de letramento, uma síntese sobre competência sociocultural e uma abordagem sobre como se apresenta o cenário educacional em relação às HQs. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de grupo focal com alunos do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, de uma escola pública, concluindo que, na sala de aula, as histórias em quadrinhos ainda não são exploradas em sua totalidade e que seu uso pode contribuir para a competência sociocultural do aluno, principalmente quando ocorre a devida mediação do professor. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper will present a reflection about the usage of comics in classes, making a link with the sociocultural competence theory made by Celce-Murcia (2007). Thus, this research develops in its theoretical framework a brief explanation about this reading genre (comics), the concept of literacy, a summary of the sociocultural competence and a research about how is the reception of comics in an educational scenario. To prove that, it was realized a research in a public school with 1st, 2nd and 3rd grade students from elementary school, and it was recognized that the comics aren't used with their whole potential, and with the proper usage, they can benefit the student's sociocultural competence, especially with a proper guidance of the teacher. |