Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7434
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_StefanyCarolineMeloSilva.pdf589,98 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorSilva, Stefany Caroline Melo-
dc.identifier.citationSILVA, Stefany Caroline Melo Silva. Diagnósticos invisíveis e práticas pedagógicas. 2013. vii, 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (Graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a influência do diagnóstico de dificuldades escolares na prática pedagógica do professor. Utiliza como principal referencial teórico os trabalhos de Vigotski e autores que compartilham suas ideias para explicar o processo de construção das “dificuldades de aprendizagem” com base na medicalização da vida, onde tudo que foge do padrão é considerado como patológico. A medicina e algumas vertentes da psicologia – psicometria e psicologia clínica, por exemplo – unem-se com a finalidade de ditar regras sobre alimentação, saúde e educação. Enraizado o poder médico na sociedade, criou-se uma dependência social dos profissionais da saúde, inclusive dentro das escolas. Aquelas crianças que não atendem à expectativa da escola são olhadas com desconfiança, como se algo essencial à aprendizagem lhes faltasse e, portanto, fosse necessária uma avaliação médica e psicológica. O fracasso escolar desses alunos é justificado pelos diagnósticos que, por terem respaldo científico, tornam-se verdades absolutas e inquestionáveis. Ao acreditar que a não-aprendizagem é causada por fatores orgânicos, o professor não se sente responsável pelo baixo rendimento da criança. Para a compreensão das práticas pedagógicas com alunos classificados como com “dificuldade de aprendizagem” as teorias de desenvolvimento e aprendizagem (inatista, comportamentalista, interacionista de Piaget e a histórico-cultural de Vigotski) são apresentadas no capítulo 2. Para identificar as concepções de professores sobre ensino, aprendizagem e diagnóstico do fracasso escolar foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo e o instrumento metodológico utilizado foram entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas, gravadas em áudio, foram realizadas individualmente com seis professoras – coordenadora pedagógica, professora da sala de recursos e quatro professoras regentes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental – de uma escola pública do Distrito Federal. Analisadas as informações obtidas, concluiu-se que o diagnóstico das “dificuldades de aprendizagem” são uma construção de pais, professores e sociedade para se referir àquelas crianças que não atendem às expectativas escolares. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present work analyzes the influence of the diagnosis of learning disabilities in teacher's pedagogic practice. Used as the main theoretical referential of Vigotski's works and authors who share their ideas to explain the construction process of "learning difficulties" based on the medicalization of life where everything runs off of the pattern is considered as pathological. A few strands of medicine and psychology - psychometrics and clinical psychology, for example - come together with the purpose of dictate rules about food, health and education. Rooted medical power in society, was created a societal dependency of healthcare professionals, even within schools. Those children who do not meet the expectations of the school are looked with suspicion, as if something essential to learning lacked and therefore was required medical and psychological evaluation. School failure of these students is justified by the diagnostics that because they have scientific backing, they become absolute and unquestionable truths. To believe that non-learning is caused by organic factors, the teacher does not feel responsible for the low performance of the child. To understand the teaching practices with students classified as having "learning difficulties" theories of development and learning (innate, behaviorist, interactionist Piaget’s and Vigotski's historic and cultural) are presented in Chapter 2. To identify the conceptions of teachers about teaching, learning and school failure diagnosis of semi-structured interviews were conducted with six teachers of a public school in the Federal District. Analyzed the data obtained, it was concluded that the diagnosis of "learning difficulties" is a construction of schools to refer students who do not show the desired performance.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.subject.keywordFracasso escolaren
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleDiagnósticos invisíveis e práticas pedagógicasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-05-13T11:48:46Z-
dc.date.available2014-05-13T11:48:46Z-
dc.date.issued2014-05-13T11:48:46Z-
dc.date.submitted2013-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7434-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons