Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar e descrever a importância da Proposta Educacional da Legião da Boa Vontade (LBV), dividida em duas etapas: a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, para compreender como essa linha educacional atua de forma diferenciada na vida dos educandos. O tema escolhido foi com base em minha vivência na referida instituição. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, exploratória, com análise de dados do estágio supervisionado e de questionários realizados com quem supervisiona a Pedagogia da Boa Vontade e com cerca de dez ex-alunos da LBV. Para aprofundar a discussão desta temática, utilizou-se como referencial teórico as contribuições dos seguintes autores: Bourdieu, Freire, Morin, Veiga, Casali e Netto, a fim de dialogar com minhas experiências acadêmicas. O conhecimento adquirido com esse trabalho nos motiva a entender que quando a educação se preocupa em perceber o aluno como protagonista do seu próprio ensino-aprendizagem, potencializando suas capacidades cognitivas e emocionais, esta então possibilita um desenvolvimento educacional mais amplo que venha a contribuir para a integralidade do indivíduo. Conclui-se que cada um, dentro das suas possibilidades e limitações, ao receber uma educação que o valorize como um ser integral, pode contribuir ativamente de forma mais responsável em âmbito individual e coletivo. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper aims at investigating and emphasizing the importance of the educational proposal of the Legion of Good Will (LBV), divided in two stages the Pedagogy of Affection and the Ecumenical Citizen Pedagogy in order to understand how this line theme was based on my experience in the Organization. As its methodology, a qualitative, exploratory research was carried out, allied with data analysis from practice training period and questionnaires conducted by the supervisor of the Good Will issue, the contributions of the following authors were used as theoretical reference: Bourdieu, Freire, Morin, Veiga, Casali, and Netto in order to compliment my academic background. The knowledge acquired from this paper motivates us to the understanding that when education dedicates itself to see the student as the protagonist of his/her own teaching and learning process, enhancing cognitive and emotional abilities, this turns out allowing wider educational development that will capabilities and limitations, when receiving an education that values him/her as a complete being, can actively contribute more responsibly in an individual and collective contexto. |