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https://bdm.unb.br/handle/10483/7402
Título: | O pedagogo no espaço não-escolar : o caso da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal |
Autor(es): | Costa, André Luís Gonçalves da |
Orientador(es): | Gontijo, Cleyton Hércules |
Assunto: | Professores - prática profissional Professores - formação Metrô - Distrito Federal (Brasil) |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 30-Abr-2014 |
Referência: | COSTA, André Luís Gonçalves da. O pedagogo no espaço não-escolar: o caso da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. 2013. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A Pedagogia oferece várias opções de atuação para os seus egressos. Diferentemente da visão predominante de que o pedagogo necessariamente vai para as escolas, trabalhar em sala de aula com crianças, o panorama atual apresenta uma série de outras vertentes, como a atuação em hospitais, com movimentos populares, em organizações não-governamentais (ONG’s), dentre outros. O contexto empresarial é outro campo não escolar da atuação pedagógica que ao longo do tempo foi se estabilizando e hoje se apresenta como opção para o egresso do curso de Pedagogia. O presente trabalho tem como proposta o aprofundamento dos conhecimentos acerca desse contexto, investigando os aspectos de formação do pedagogo com foco nos seus impactos na atuação empresarial e nas suas possíveis deficiências, lacunas que se apresentam quando o profissional ingressa no mercado de trabalho. Além disso, busca compreender as demandas organizacionais para esse novo profissional. Para atingir esses objetivos, realizou-se um estudo de caso na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, por meio de análise dos documentos da empresa que caracterizam o pedagogo e de uma entrevista com uma pedagoga da empresa. As informações obtidas conduziram para a compreensão da grande aproximação entre o pedagogo empresarial e as atividades de capacitação e desenvolvimento na empresa. Entretanto, observou-se que o pedagogo empresarial deve estar atento também a outras relações da organização que também apresentam, de forma mais sutil, aspectos educacionais. O dinamismo e a disposição em sempre aprender mais, estando em contato intenso com outras áreas de conhecimento, foram características do pedagogo empresarial reconhecidas por esse estudo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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