Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IulyAnnaMagalhaesGomesMonteiro.pdf283,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Questões docentes acerca do autismo : possibilidades de interlocução
Autor(es): Monteiro, Iuly Anna Magalhães Gomes
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autismo em crianças
Crianças deficientes - educação
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 29-Abr-2014
Referência: MONTEIRO, Iuly Anna Magalhães Gomes. Questões docentes acerca do autismo: possibilidades de interlocução. 2013. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O autismo representa um dos temas atuais mais discutidos e que suscita diversas perguntas sem respostas prontas. Dentro da escola, muitos professores desconhecem como se trabalha com crianças com autismo. Pessoas com autismo encontram dificuldades de se comunicar com os outros, estabelecer relacionamentos ou até mesmo enfrentar situações diferentes de sua rotina com facilidade. Considerando várias indagações e leituras, este trabalho foi se constituindo a partir da seguinte problemática: “Quais são as questões que os professores de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, convivendo com crianças com autismo, gostariam de ver respondidas?”. Diretamente relacionado com a questão-problema, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar quais são as questões construídas por professores de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental acerca do autismo. Também foram propostas algumas questões norteadoras buscando direcionar o desenvolvimento da pesquisa e a busca por novas leituras e escritas provocadas desde as questões docentes até as possibilidades encontradas de interlocuções teóricas. Objetivou-se especificamente pesquisar o que é autismo; investigar as diferentes abordagens acerca do autismo; compreender, à luz da psicanálise o que é autismo; investigar os benefícios trazidos pela escola e seu acompanhamento pedagógico para uma pessoa com autismo. Este estudo pretendeu construir um texto que dialogasse com as questões pesquisadas e apresentasse, entre várias possibilidades teóricas, um conceito de autismo, abrangendo as dúvidas pertinentes do corpo docente de duas escolas – a escola A e a escola B. Procurou-se buscar também, por meio de entrevista feita junto aos professores dessas escolas, perceber a importância dessas crianças estarem inseridas em um contexto escolar, conviverem com outras crianças com realidades e posições na linguagem diferenciadas, para que assim, aos poucos, possam se socializar melhor, construindo um conceito de outro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Autism is one of the current most discussed issues and it raises several not answered questions. Inside school, many teachers are unaware of how to work with autistic children. Autism people have difficulties to communicate with others, to build relationships or even to face different simple situations in their routine. Considering several questions and readings, this work was constituted from the following problem: "Which are the issues that teachers of early childhood education and early years of elementary school, while interacting with autistic children, would like to see answered?" Directly related to the problem-question, the overall goal of this work is to investigate what the issues are constructed by teachers of early childhood education and early years of elementary school about autism. Some guiding questions have also been proposed aiming to direct research development and the search for new readings and writings provoked by questions from the teachers to the possibilities found from theoretical dialogues. It was specifically aimed to research what is autism; to investigate different approaches to autism; to understand, by the light of psychoanalysis, what is autism; to investigate the benefits from school and its pedagogical assistance to a person with autism. This study intended to construct a text that would dialogue with the researched issues and presented one of several theoretical possibilities of autism concept, covering the relevant questions of the faculty at two schools - the School A and School B. We also tried to get, through interview with teachers in these schools, to realize the importance of inserting these children in a school context, to socialize with other children with different realities and language positions, so that, gradually, it may better socialize, building a concept form the other.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons