Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LilianeFerreiradosReis.pdf279,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorReis, Liliane Ferreira dos-
dc.identifier.citationREIS, Liliane Ferreira dos. Desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente estudo objetivou analisar o planejamento e a prática de trêsprofessores do Ensino Fundamental dos anos iniciais de uma escola pública do Distrito Federal em relação ao desenvolvimento da leitura em seus alunos. Foram definidos como objetivos específicos: Investigar a aprendizagem significativa e sua influência para a formação de alunos leitores e bons escritores; Identificar os conceitos de leitura e letramento na história da sociedade brasileira; Identificar as concepções de leitura e de letramento dos professores de hoje; Analisar a importância do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em suas salas de aula; Investigar que práticas pedagógicas são desenvolvidas pela escola em relação a formação de alunos leitores; Analisar a relação do docente com a leitura e com o livro de literatura em suas práticas leitoras; Identificar facilidades e dificuldades que os professores participantes têm para trabalhar com leitura, escrita e letramento com seus alunos. Para que tais objetivos fossem alcançados, organizamos o referencial teórico tomando como base as orientações de alguns autores, tais como Bortoni, Soares e Cagliari, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que especificam sobre os temas e conceitos que nos permitam compreender a relação do aluno com assuntos referentes à leitura, escrita, letramento e a literatura infantil no ambiente escolar. A metodologia de pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados observações em três turmas do Ensino Fundamental dos anos iniciaise entrevistasestruturadas com as respectivas professoras. Concluímos que quando o pedagógico referente a leitura e a escrita é elaborado de maneira eficiente,sendo levado em conta as dificuldades encontradas, tais como a participação da família e a falta de acervo, contribui para a formação de alunos leitores e escritores competentes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLeitura - educaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titleDesenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-29T00:50:14Z-
dc.date.available2014-04-29T00:50:14Z-
dc.date.issued2014-04-29T00:50:14Z-
dc.date.submitted2013-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7394-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons