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Título: Educação profissional : as perspectivas de jovens do DF acerca de suas escolhas e expectativas futuras
Autor(es): Gomes, Juliana Pereira
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Formação profissional
Ensino profissional
Jovens
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 28-Abr-2014
Referência: GOMES, Juliana Pereira. Educação profissional: as perspectivas de jovens do DF acerca de suas escolhas e expectativas futuras. 2013. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As questões juvenis tem se tornado tema cada vez mais presente nos debates sociais e políticos (IPEA, 2009). Percebe-se a importância de oferecer aos jovens oportunidades concretas de experimentação e inserção social, que contribuam para construção de suas identidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender a educação profissional e as perspectivas dos jovens do ensino técnico do Distrito Federal sobre suas expectativas futuras. Inicialmente no referencial teórico é abordada a evolução da Educação Profissional no Brasil, resgatando aspectos marcantes dessa trajetória e as ações governamentais principalmente a partir do governo do Fernando Henrique Cardoso, por meio de autores como Cunha (2000), Kuenzer (2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Ainda no referencial é tratado sobre a condição juvenil na sociedade contemporânea e as políticas públicas de juventudes com base em estudos da UNESCO (2004), Aquino (2009) e Carrano (2011). Optou-se pelas abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, utilizadas de forma complementar. A abordagem qualitativa, por meio da realização de um grupo focal, permitiu a elaboração de categorias que serviram de base para a análise e elaboração de um questionário, que constituiu a parte quantitativa da pesquisa, que pretendia maior amplitude de alcance. Os resultados apontam que um dos fatores que influenciaram os jovens na escolha pelo ensino técnico é a duração dos cursos e atribuem muita importância da certificação do ensino técnico, vista como uma forma de qualificação e facilitadora na entrada no mercado de trabalho. No geral sentem-se satisfeitos com a formação que estão recebendo e com as condições estruturais das instituições, que também se torna um espaço de socialização dos jovens. Os dados também revelam que a maioria dos jovens participantes pretendem da a continuidade dos estudos no nível superior de ensino. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Youth issues have become a theme increasingly present in social and political debates (IPEA, 2009). It is known the importance of offering young people real opportunities for experimentation and social inclusion, which contribute to the construction of their identities. In this sense, the present work aims to understand the vocational education and youth perspectives of technical education in the Federal District on their future expectations. Initially the theoretical framework is discussed the evolution of Vocational Education in Brazil, drawing back striking aspects of this trajectory and government actions mainly from the government of Fernando Henrique Cardoso by authors such as Cunha (2000), Kuenzer (2007), Frigotto, Ciavatta and Ramos (2005). Also, the reference is treated on the condition of youth in contemporary society and public policies concerning youth based on studies of UNESCO (2004), Aquinas (2009) and Carrano (2011). We chose the qualitative and quantitative methodological approaches used in a complementary fashion. The qualitative approach by conducting a focus group allowed the elaboration of categories that were the basis for the analysis and preparation of a questionnaire, which was the quantitative part of the survey, which sought greater outreach. The results indicate that one of the factors that influenced the choice of young people in technical education is the course duration and attach much importance of accreditation of technical education seen as a way of facilitating the qualification and entry into the labor market. Overall feel satisfied with the training they are receiving and the structural conditions of the institutions, which also becomes a space of socialization of young people. The data also reveal that most of the young participants intend to continue their studies at higher education level.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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