Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7388
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ManoellaOliveiraAragaodePaiva.pdf793,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os processos de aquisição e aprendizagem da língua inglesa por crianças nos contextos de escola bilíngue e escola de idiomas
Autor(es): Paiva, Manoella Oliveira Aragão de
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação bilíngue
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa - estudo e ensino
Crianças - linguagem
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 28-Abr-2014
Referência: PAIVA, Manoella Oliveira Aragão de. Os processos de aquisição e aprendizagem da língua inglesa por crianças nos contextos de escola bilíngue e escola de idiomas. 2013. 96 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa aborda a temática dos processos de aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa por crianças nos contextos de escola bilíngue e escola de idiomas. O objetivo geral é investigar os processos de aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa por crianças em uma escola bilíngue e em uma escola de idiomas. Diretamente ligados ao objetivo geral os objetivos específicos são: compreender o que é bilinguismo e educação bilíngue e entender como uma segunda língua/língua estrangeira é adquirida/aprendida. Para isso, autores como Colin Baker e Pry Jones (1998), Bloomfield (1935), Harding-Esch e Riley (2003), Grosjean (1982), Hamers e Blanc (2000), Cummins (1996), Krashen (1985), Figueiredo (1995), Ellis (2008), Lightbown e Spada (2000), Genesee (1987), entre outros, compõem o referencial teórico. Esta pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimentos instrumentais questionários semiestruturados, uma breve análise documental e observações nos dois contextos de pesquisa. A conclusão, de acordo com a análise do referencial teórico e dos dados obtidos, é que as crianças, em geral, passam pelos mesmos períodos de desenvolvimento até que adquiram/aprendam a Língua Inglesa. Ambas as escolas utilizam um conjunto de correntes teóricas para promover a aquisição/aprendizagem da Língua Inglesa por crianças. E ainda foi concluído que, na escola bilíngue a criança adquire uma segunda língua e na escola de idiomas a criança aprende uma língua estrangeira. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research approaches the processes regarding the acquisition and learning of English by children in the context f a bilingual school and a language school. The general objective is to investigate the process of acquisition and learning of English in a bilingual school and in a language school. Directly linked to the general object the specific objectives are: to understand what is bilingualism and bilingual education and how a second language/foreign language is acquired/learned. In order to accomplish those objectives, authors such as Baker e Pry Jones (1998), Bloomfield (1935), Harding-Esch e Riley (2003), Grosjean (1982), Hamers e Blanc (2000), Cummins (1996), Krashen (1985), Figueiredo (1995), Ellis (2008), Lightbown e Spada (2000), among others, were consulted to put together a theoretical framework. This research is based on a qualitative approach and used questionnaires semi structured, a brief documental analysis and observation in both research context as instrumental procedures. The conclusion, according to the analysis of the theoretical references and data obtained, is that children, in general, go through the same developmental stages until they acquire/learn the English language. Both schools use a range of theories to promote the acquisition/learning of English by children. Still, it was concluded that, in a bilingual school, children acquire a second language and in a language school, children learn a foreign language.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons