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Título: A importância e o significado do brincar
Autor(es): Tourino, Rita de Cássia Cirilo Torres
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Educação de crianças
Brincadeiras
Aprendizagem
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 25-Abr-2014
Referência: TOURINO, Rita de Cássia Cirilo Torres. A importância e o significado do brincar. 2013. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A infância, juntamente com todas as suas características e peculiaridades, é um tema muito debatido hoje em dia e por isso vem conquistando maiores destaques tanto na literatura como em diversos estudos e pesquisas. Este trabalho faz uma reflexão sobre a importância e o significado do brincar na infância como suporte no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. A fundamentação teórica foi feita através de uma análise bibliográfica e das concepções teóricas de Ariès, Heywood, Kishimoto, Vygotsky, Huizinga Piaget, entre outros importantes nomes que dedicaram profundamente ao tema em questão. O trabalho faz uma análise da trajetória das representações da infância e da criança em diferentes épocas para uma melhor compreensão sobre as concepções de infância ao longo dos séculos, bem como uma reflexão sobre o brinquedo, que assim como a infância também apresenta sua evolução e representação da sociedade tanto histórica como cultural através do tempo e do espaço, ou seja, o brinquedo é a representação da realidade social, cultural, econômica e até política de cada época. Através desta análise pode-se perceber a importância da brincadeira como elemento essencial para acompanhar as fases de desenvolvimento da criança, desde o aspecto físico, motor, social e emocional até o afetivo e cognitivo. Analisa-se também os jogos, brinquedos e brincadeiras como ferramentas estratégicas e pedagógicas eficazes no processo de aprendizagem. Dessa forma, graças as respostas obtidas através de um questionário elaborado para professoras, coordenadora e diretora de uma escola particular de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Brasília, que utiliza jogos e brincadeiras em seu trabalho pedagógico como elementos essenciais para a construção do conhecimento e da aprendizagem das crianças, foi possível mostrar que é possível utilizar jogos e brincadeiras nas mais diversas situações como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar o desenvolvimento da personalidade da criança, melhorar e incentivar a socialização, a motivação, a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico tanto matemático quanto da linguagem, bem como outros benefícios. O trabalho também faz referência a legislação sobre esse tema, em especial ao Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, o qual aponta algumas sugestões para melhor aproveitamento do desenvolvimento infantil em creches e pré-escolas. _____________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
L’enfance, avec toutes ses caractéristiques et particularités, est un sujet qui fait couler aujourd’hui, beaucoup d’encre et de salive et par ricochet, est en train de gagner une place de choix tant en littérature que dans plusieurs études et recherches. Ce travail se veut une réflexion sur l'importance et le sens des jeux dans l'enfance comme support dans le processus de développement et d’apprentissage chez les enfants. La base théorique a été acquise par l’entremise d’une revue littéraire et des conceptions théoriques de Ariès, Heywood, Kishimoto, Vygotsky, Piaget, Huizinga, entre autres grands noms qui se sont profondément consacrés au thème en question. L’étude se propose d’analyser la trajectoire des représentations de l'enfance et de l'enfant à différentes époques en vue de mieux en cerner les conceptions au cours des siècles, ainsi qu'une réflexion sur les jouets, qui comme l'enfance, présente également leur évolution et représentation de la société tant historique et culturelle à travers le temps et l'espace, c'est-à-dire, le jouet est une représentation de la réalité sociale, culturelle, économique et même politique de chaque époque. Grâce à cette analyse, il nous sera possible de percevoir l'importance du jeu comme un élément essentiel pour suivre les étapes du développement de l'enfant, depuis l’aspect physique, moteur et émotionnel jusqu’aux cognitif et affectif. Une analyse est également faite sur les jeux, jouets et les jeux de distraction comme outils stratégiques et pédagogiques efficaces dans le processus d'apprentissage. Ainsi, grâce aux réponses obtenues d’un questionnaire élaboré pour les professeurs, coordonnatrice et directrice d’une école privée d’Education Infantile et de l’Enseignement de base de Brasília et qui fait usage de jeux et distractions dans ses taches pédagogique comme éléments essentiels pour la construction de la connaissance et de l’aprentissage chez les enfants, il a été possible de montrer qu’il est possible d’utiliser des jeux et distractions dans différentes situations en vue d’aider au processus d’enseignement et d’apprentissage, et assurer le développement de la personnalité de l’enfant, améliorer et encourager la socialisation, la motivation, l’imagination, la créativité, le raisonnement logique tant mathématique que langagier ainsi que d’autre bienfaits. Le travail fait également référence à la législation sur ce sujet, en particulier le programme national pour l'éducation pré-scolaire, qui apporte quelques suggestions pour une meilleure utilisation du développement de l'enfant dans les crèches et les écoles maternelles.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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