Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7382
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThaynaradeSouzaPaiva.pdf566,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções e usos dos processos avaliativos em sala de aula
Autor(es): Paiva, Thaynara de Souza
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Ensino
Aprendizagem - avaliação
Prática de ensino
Ensino fundamental
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 25-Abr-2014
Referência: PAIVA, Thaynara de Souza. Concepções e usos dos processos avaliativos em sala de aula. 2013. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos avaliativos utilizados em salas de aula que seguem a linha tradicional e construtivista, identificando convergências e divergências entre a abordagem adotada no processo de ensino e a utilizada na avaliação. O estudo epígrafe contou com a entrevista de sete professoras atuantes em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da rede privada de ensino do Distrito Federal, sendo uma apresentando a abordagem tradicional e a outra a abordagem construtivista, assim como com as observações feitas nas salas de aula, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola tradicional. A partir desse trabalho, percebeu-se que os processos avaliativos na escola de ensino tradicional pesquisada não convergem com a abordagem adotada no processo de ensino, ao contrário do que ocorre com a escola de ensino construtivista estudada, na qual todos os dados convergem com o processo de ensino adotado. Conclui-se, portanto, que o uso das avaliações deve ser planejado cautelosamente, a fim de que os instrumentos avaliativos possam, de fato, auxiliar o professor em sala de aula de modo a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem adotado pela escola. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the evaluation processes used in traditional rooms and constructivist classroom, identifying convergences and divergences between the approach adopted in the teaching process and used in the. The above study included interviews seven active teachers in classes from 1st to 5th year of elementary school in two private schools teaching the Federal District , one traditional and the other constructivist as well as with the observations made in classrooms , from 1st to 5th grade of elementary school of the traditional school . From this work, it was noticed that the evaluative processes in school teaching traditional investigated did not converge with the approach adopted in the teaching process, unlike what happens with the constructivist school of education studied, in which all data converge with teaching process adopted. Therefore, it is concluded that the use of ratings should be planned carefully, so that the evaluation instruments can, in fact, help the teacher in the classroom in order to contribute to the process of teaching and learning adopted by the school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons