Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Silva, Mikaele Gomes da Rocha da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mikaele Gomes da Rocha da.
Possíveis contribuições da literatura na educação infantil para a formação do aluno leitor. 2013. 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | No presente trabalho abordaremos a literatura como formadora de alunos leitores na educação infantil, considerando os aspectos históricos da educação infantil, elencando alguns conceitos de infância norteadores da visão que se tem de criança e seu mundo. A literatura infantil também é apresentada no seu aspecto histórico, nos situando como o seu surgimento foi significativo para o processo de desenvolvimento infantil. Elencamos alguns conceitos no que diz respeito às praticas educacionais que visem à formação de leitores principalmente na educação infantil, e de como essas práticas são fundamentais para a formação de futuros leitores. O trabalho empírico consiste de uma pesquisa de aspecto qualitativo realizada em uma instituição de ensino particular de Brasília/ DF. Os participantes foram dezesseis crianças de quatro e cinco anos de idade em uma turma de Infantil IV e duas professoras de educação infantil. A pesquisa utilizou-se de dois instrumentos: um roteiro de observação e um questionário que foi respondido por duas professoras da educação infantil. Os resultados indicam que a prática literária no ambiente escolar, na educação infantil, quando planejada com intencionalidade e levando em consideração a idade e a modalidade de ensino, auxilia no desenvolvimento global da criança e promove aprendizagens significativas de leitura e escrita. Conclui-se que, para que se desenvolvam futuramente bons leitores, faz-se necessário que os profissionais de educação infantil estejam atentos às praticas pedagógicas que incentivem e promovam as práticas de leitura. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | en |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.title | Possíveis contribuições da literatura na educação infantil para a formação do aluno leitor | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-04-25T01:13:20Z | - |
dc.date.available | 2014-04-25T01:13:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-25T01:13:20Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7377 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|