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Título: O que é ser pedagogo : uma visão do profissional
Autor(es): Avelino, Luciana Cristina da Silva
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Pedagogia
Professores - prática profissional
Identidade social
Data de apresentação: Ago-2013
Data de publicação: 25-Abr-2014
Referência: AVELINO, Luciana Cristina da Silva. O que é ser pedagogo: uma visão do profissional. 2013. 90 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo compreender melhor a identidade do pedagogo, algo que se encontra ainda em discussão, mesmo tendo passado diversos anos. Para isso busca-se, através de uma pesquisa, verificar como o pedagogo já no mercado do trabalho se define como ele expõe e conceitua a sua atividade, sua identidade profissional. Caracterizar esse profissional se mostra uma tarefa difícil, e junto com autores como Libâneo e Saviani que tratam sobre o tema, pretende-se entender melhor a atuação e função do pedagogo em nossa sociedade. Para iniciar essa discussão, na primeira parte é feita uma viagem histórica, resgatando a criação do curso de pedagogia e junto com ela a problemática da identidade desse profissional. Logo após, com a ajuda de estudiosos da psicologia é estabelecido à conceituação do que é identidade, e como se constitui, para auxiliar na compreensão de como é formada também a identidade profissional. O estudo permitiu identificar como o sujeito constrói suas características, revelando os atores envolvidos nesse processo. Por último apresento o grupo de estudo GEPFAPe, fazendo a análise da pesquisa abordada nessa produção, expondo as identidades profissionais postas pelos pedagogos já em atuação, fazendo a articulação com as definições desse profissional trazidos pelo estudiosos que se debruçam a estudar a pedagogia. A pesquisa confirma a identidade confusa constituída pelo pedagogo, é necessária a configuração de sete categorias para abarcar as diversas respostas, essas navegam entre vários papéis desempenhados por esse profissional. Revela também que, em sua maioria, o pedagogo está ciente que seu campo de atuação é amplo, mais ainda é confuso qual o eixo do trabalho pedagógico, ficando em dúvida se a base de sua identidade se constitui na docência ou não. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to better understand the identity of the teacher, which is still under discussion, even though the past several years. For this we seek to, through a survey, see how the teacher already in the labor market is defined as it exposes and conceptualizes their activity, their professional identity. Characterize this professional proves a difficult task, and along with authors such as Libâneo Saviani and dealing on the subject, aims to better understand the role and function of the teacher in our society. To start this discussion, the first part is made a historic trip, rescuing the creation of the pedagogy course and along with it the problem of the identity of this professional. Soon after, with the help of scholars of psychology is the established conceptualization of what identity is and how it is to assist in understanding how is also formed professional identity. The study identified how the subject constructs its features, revealing the actors involved in this process. Finally the group GEPFAPe present study, making the analysis of the research addressed in this production, giving the professional identities put by educators already in operation, making the link with the settings of that brought by professional scholars who focus studying pedagogy. The research confirms the confused identity constituted by the teacher is required to setup the seven categories to encompass the various responses, sailing between these various roles played by these professionals. Also reveals that, in most cases, the teacher is aware that their field is large, it is even more confusing the axis of pedagogical work, leaving in doubt whether the basis of their identity constitutes the lecture or not.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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