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dc.contributor.advisorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.authorReis, Grazielle Matos dos-
dc.identifier.citationREIS, Grazielle Matos dos. Pedagogo em espaços não escolares: desafios e possibilidades. 2013. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractDiscussão existente no contexto social e acadêmico sobre a atuação e formação do pedagogo para atuar em instituições, empresas e órgãos do governo etc., ou seja, o pedagogo nos espaços não-escolares, veio balizar essa pesquisa. Tendo como ponto de partida as concepções históricas acerca de dois momentos específicos da história da formação de professores no Brasil, de forma a fomentar a reflexão acerca da situação atual da formação de professores e pedagogos. O primeiro momento é o que abrange a década de 1930 e a forma como as preocupações do campo educacional tiveram relevância política e social, o pedagogo antes visto apenas em espaço escolares começa a ocupar outros espaços, podendo atuar em áreas geralmente voltadas a recursos humanos e aos funcionários da instituição. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, utilizadas de forma a levantar as visões e desafios dos profissionais acerca da profissão. Abordando a pedagogia em espaço não escolar, seus desafios e expectativas, uma pesquisa é realizada com um Pedagogo do Corpo de Bombeiros, para conhecer os problemas enfrentados, em função de formação inicial e continuados de um profissional da Educação, maiores dificuldades de realização de sua profissão com uma relação intrínseca a sua formação. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractDiscussion existing social and academic context on the role and training of the educator to work in institutions, companies and government bodies etc.., Ie the educator in non - school spaces, came delimit this research. Taking as its starting point the historical conceptions of two specific moments in the history of teacher education in Brazil, in order to stimulate reflection on the current situation of teacher education and educators. The first point is that covering the 1930s and how the concerns of the educational field had political and social relevance, educator before seen only in school space begins to occupy other spaces, and can operate in areas generally focused on human resources and employees of the institution. We opted for the qualitative methodological approach used in order to raise the visions and challenges of professionals about the profession. Addressing pedagogy in non- school environment, its challenges and expectations, a search is performed with a pedagogue of the Fire Department, to meet the problems faced, according to initial and continuing training of a professional education, greater difficulty in carrying out their profession with an intrinsic relation to their training.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.titlePedagogo em espaços não escolares : desafios e possibilidadesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-25T00:51:05Z-
dc.date.available2014-04-25T00:51:05Z-
dc.date.issued2014-04-25T00:51:05Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7375-
dc.language.isoPortuguêsen
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