Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TainaMonteiroNeves.pdf294,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A brincadeira, o jogo, o lúdico e a literatura infantil nas salas de alfabetização
Autor(es): Neves, Tainá Monteiro
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Alfabetização
Atividades lúdicas
Jogos educativos
Brincadeiras
Crianças - livros e leitura
Educação de crianças
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 25-Abr-2014
Referência: NEVES, Tainá Monteiro. A brincadeira, o jogo, o lúdico e a literatura infantil nas salas de alfabetização. 2013. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa a importância de ensinar através do lúdico, ou seja, das brincadeiras, dos jogos e da literatura infantil como recursos facilitadores da aprendizagem da criança, sendo usado como subsídio do conhecimento e desenvolvimento que desperta o gosto pelo aprender de forma prazerosa oferecendo atividades lúdicas, construindo o saber e os valores sociais úteis para a formação da cidadania. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, respaldada por renomados autores e em seus referenciais teóricos. Observa-se que se essas técnicas forem bem aplicadas, certamente ajudarão no processo de alfabetização e no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo escolar. Há muito material discutindo a importância de se trabalhar com o lúdico mas, mesmo assim, ainda temos que pesquisar e esclarecer, visto que o lúdico é muito mais que um mero passatempo. O brincar é a oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem, pois brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, enfim, aprende com facilidade. Estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona também a ampliação da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Este tema apresenta um enfoque retrospectivo, por levar em conta autores do passado, que ressaltavam, já naquela época, a importância do lúdico na educação infantil. E apresenta um caráter prospectivo porque estuda e procura salientar os benefícios do lúdico para a criança enquanto aluno hoje e enquanto cidadão do amanhã, auxiliando os educadores a perceberem a importância de se trabalhar com as atividades lúdicas no processo de alfabetização. Por fim apresenta-se uma proposta de atividades lúdicas para as diferentes fases da alfabetização, com um grupo de jogos competitivos e outro de jogos cooperativos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article emphasizes the importance of teaching through playful, in other words, the jokes, games and children's literature resources as facilitators of children's learning, being used as an input of knowledge and development that awakens the taste for learning so enjoyable offering learning opportunities through play activities, building knowledge and social values for citizenship education. The methodology used in this article was literature review, endorsed by experts and their theoretical frameworks. I noticed that if these techniques are well implemented, the will certainly help in the process of literacy and the development of psychomotor education and consequently in the school process. There is a lot of writings of working with the playful and beneficial, but even so, we still have to search far and clear, showing that the playfulness is much more than a mere hobby. The play is the opportunity for development and learning, because while playing the child experiences, discovers, invents, exercise, finally learns easily. It Stimulates curiosity, initiative and self-confidence. It Also provides the learning, the development of language, thought, concentration and attention. This theme features a retrospective approach, by taking into account the authors of the past, that even by that time used highlight the importance of playfulness in early childhood education. And it features a to prospective character because it studies and seeks to highlight the benefits of playfulness to the child as a student now and as a citizen tomorrow, helping teachers to realize the importance of working with recreational activities in the literacy process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons