Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7373
Título: | Considerações sobre o método global de alfabetização |
Autor(es): | Moreira, Andressa Rejane Mendes |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Alfabetização Educação de crianças |
Data de apresentação: | 16-Dez-2013 |
Data de publicação: | 24-Abr-2014 |
Referência: | MOREIRA, Andressa Rejane Mendes. Considerações sobre o método global de alfabetização. 2013. viii, 99 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O processo de alfabetização é uma etapa importante para o desenvolvimento e aprendizado da criança. A aquisição da leitura e da escrita muda a concepção de mundo dessa, que passa a enxergar também o mundo letrado. Porém esse processo nem sempre é realizado de forma adequada, o que prejudica a aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho é elaborar uma reflexão sobre o Método Global de Alfabetização e ainda apresentar os seguintes objetivos específicos: verificar a proposta da escola para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e identificar as estratégias de aprendizagem de três atividades do método global de alfabetização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental com vinte crianças com idade de sete anos, em processo de alfabetização, em uma escola da rede particular de ensino, localizada na Asa Norte – Brasília/DF. Também foram entrevistadas a Diretora, a Professora Regente e a Coordenadora da escola. Os resultados obtidos indicam que em relação às atividades propostas pelo método de ensino, obteve-se resultados positivos quanto a alfabetização de algumas crianças, porém foram apontadas algumas dificuldades para que outros objetivos de aprendizagem sejam alcançados. A principal dificuldade foi em decorrência da inflexibilidade metodológica. Observou-se, ainda, que a instituição possui uma participação ativa na elaboração do cronograma e dos recursos didáticos e também na preparação metodológica para a atuação da professora em sala de aula. Conclui-se que, embora o Método Global de Alfabetização apresente resultados satisfatórios para algumas crianças, precisa de adequações em relação à criatividade e a liberdade de expressão e construção do conhecimento das crianças. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons