Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7372
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RebeccaOliveiraSarmentoMendes.pdf713,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorMendes, Rebecca Oliveira Sarmento-
dc.identifier.citationMENDES, Rebecca Oliveira Sarmento. Educação a distância na Força Aérea Brasileira: a transição da oferta de materiais impressos para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no CAS e a melhoria nos processos formativos. 2013. 87 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractUm curso a distância deve garantir condições básicas para o desenvolvimento com qualidade e atender as reais condições do cotidiano e necessidades dos estudantes que os Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação a distância exigem. Este trabalho analisa a Gestão Pedagógica do Curso de Aperfeiçoamento dos Sargentos - CAS, a fim de investigar o alargamento de espaços para essa aprendizagem, por meio da mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação. A análise foi fundamentada nas pesquisas bibliográficas, documental e nas entrevistas, partindo do processo de transição da oferta baseada em materiais impressos para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) indagando as melhorias nos processos formativos. Na percepção dos estudantes, o curso recentemente tem se preocupado com as dimensões pedagógicas, didáticas, tecnológicas e sociais, gerando resultados positivos. Conclui-se então que as Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas trouxeram benefícios e possibilidades inegáveis, aumentando a interatividade entre professores, tutores e alunos, e mesmo que tardiamente possibilitou melhoria na linguagem e diagramação do material, favorecendo os processos formativos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractA distance learning course should ensure basic conditions for development with quality and meet the actual conditions of daily life and needs of students that Quality Benchmarks for the distance education mode requires. This study examines the Pedagogical Management Course Improvement of Sergeants - CAS in order to investigate extending this learning spaces, through the mediation of learning resources systematically organized, presented in different media information. The analysis was based on library research, documentation and interviews, starting the process of transition from supply-based printed materials for the virtual learning environment (VLE) inquiring improvements in training processes. In the perception of the students, the course has recently been concerned with the pedagogical dimensions, educational, technological and social, generating positive results. It was concluded that the Information and Communication Technologies applied brought undeniable benefits and possibilities, increasing the interactivity between teachers, tutors and students, and even later to an improvement in the language and layout of the material favoring the formative processes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagemen
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalen
dc.subject.keywordForça Aérea Brasileira (FAB)en
dc.titleEducação a distância na Força Aérea Brasileira : a transição da oferta de materiais impressos para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no CAS e a melhoria nos processos formativosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-24T23:23:31Z-
dc.date.available2014-04-24T23:23:31Z-
dc.date.issued2014-04-24T23:23:31Z-
dc.date.submitted2013-09-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7372-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons