Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RobsondeMoraesPolydoro.pdf709,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A informática na educação : uma experiência pedagógica numa escola pública do DF
Autor(es): Polydoro, Robson de Moraes
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Tecnologia na educação
Informática na educação
Ensino auxiliado por computador
Políticas educacionais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 24-Abr-2014
Referência: POLYDORO, Robson de Moraes. A informática na educação: uma experiência pedagógica numa escola pública do DF. 2013. viii, 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa sobre a utilização de software educativo como meio de aprendizagem, a partir de um laboratório instalado pelo ProInfo numa escola pública do DF o qual buscou saber quais são as contribuições que a utilização do computador, através de softwares educativos como ferramenta pedagógica disponibiliza para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental, do 2º ano das séries iniciais. Com a disseminação das tecnologias da informação e comunicação nas últimas décadas em larga escala, atingindo vários setores da sociedade, observa-se também que estes estão sendo inseridos na escola pública. Esta análise está inserida nas reflexões sobre a inserção das tics na educação em várias iniciativas. Num primeiro momento relata-se o que está sendo feito através de políticas públicas para o setor educacional, neste caso, o programa ProInfo. Em seguida, foi feito o relato de experiências pedagógicas que foram realizadas numa escola pública do DF, no laboratório de informática com software educativo, norteado pelo currículo da educação básica do Distrito Federal, principalmente na área de informática, como suporte para o planejamento das aulas. Nota-se também que nem sempre os softwares educativos funcionam. A metodologia utilizada foi a qualitativa que serviu de base para o estágio realizado e foi feita análise com base na observação participante e entrevista com a professora. O uso do computador utilizando-se de softwares educativos pode funcionar como apoio ao professor e alunos em sala de aula, proporcionando a inserção de elementos que ajudam no processo de aprendizagem por meio do lúdico e no planejamento pedagógico do docente, criando condições que possibilitem a motivação dos alunos para a compreensão dos conteúdos trabalhados. Apesar das grandes vantagens proporcionadas pelos softwares educativos no processo de ensino percebe-se que ainda há resistência ao seu uso como ferramenta pedagógica devido a alguns problemas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This Labor Completion of course is a survey on the use of educational software as a means of learning from a laboratory installed by ProInfo a public school in DF who sought to know what are the contributions that computer use through educational software available as a pedagogical tool for learning of elementary school children, the 2nd year of the initial series. With the spread of information and communication technologies in recent decades in scale, affecting various sectors of society, it is also observed that these are being entered in the public school. This analysis is embedded in thoughts on the inclusion of tics in education in various initiatives. At first relates to what is being done by public policy for the education sector, in this case, the program ProInfo. Then the report was made of teaching experiences that were made at a public school DF, computer lab with educational software, guided by the basic education curriculum of the Federal District, primarily in the area of computer science, such as support for the planning of lessons. Note also that educational software does not always work. The methodology was qualitative which formed the basis for the stage and performed analysis was performed based on participant observation and interviews with the teacher. The use of the computer using educational software can function as a support to the teacher and students in the classroom, providing the insertion of elements that help in the process of learning through fun and educational planning in the teaching, creating conditions that enable motivation of students to understand the contents learned. Despite the great advantages offered by educational software in teaching it is clear that there is still resistance to its use as a pedagogical tool due to some problems.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons