Título: | O brincar como recurso pedagógico : uma análise do cotidiano de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental público |
Outros títulos: | Playing as educational resource : an analysis of the daily life of a class of third year of elementary education |
Autor(es): | Guimarães, Nancy Gobbo Lins |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Atividades lúdicas Brincadeiras Prática de ensino Crianças - desenvolvimento Aprendizagem |
Data de apresentação: | 10-Out-2012 |
Data de publicação: | 23-Abr-2014 |
Referência: | GUIMARÃES, Nancy Gobbo Lins. O brincar como recurso pedagógico: uma análise do cotidiano de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental público. 2012. xiii, [283] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar se crianças do 3º ano do Ensino Fundamental vivenciam em seu cotidiano escolar atividades lúdicas como meio viabilizador do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo de caso. A coleta de dados se deu em duas etapas: observação simples do cotidiano dos estudantes durante uma semana – 5 dias e entrevistas estruturadas com 18 estudantes da classe, destes, 10 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. A entrevista com os alunos abrangeu 81,81% da classe. Durante o período de observação não houve nenhuma atividade em que o brincar tenha sido usado como recurso pedagógico em sua função educativa, sendo instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem na prática pedagógica. De todo o tempo observado em uma semana de aulas, quantificou-se que somente 2% do tempo foram destinados à brincadeira livre em sala e 1% à brincadeira livre fora de sala de aula que não fosse a hora do intervalo. As entrevistas com os estudantes ratificaram o observado e evidenciou que as crianças tem entendimento sobre os benefícios do brincar para o seu desenvolvimento e contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Por fim, embora tenha havido atividades lúdicas, em sua maioria fora da sala de aula, em nenhum momento o brincar foi usado como meio viabilizador do processo de ensino e aprendizagem em sua função educativa. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to identify and analyze if, children in the 3rd year of elementary school experience, in their daily school, ludic activities as a enable resource of teaching and learning. To this end, we conducted a case study. Data collection was taken in two stages: A simple observation of students' daily for a week (5 days) and structured interviews with 18 students in class, of these, 10 males and 8 females. The interview with the students covered 81.81% of the class. During the observation period there was no activity that the play was used as a teaching resource in their educational function and facilitator of the process of teaching and learning in the classroom. Of all the period observed in a week of classes, it was quantified that only 2% of the time was spent on free play in the classroom and 1% in free play outside the classroom that was not the break time. The Interviews with students ratified what was observed and showed that children have an understanding about the benefits of playing for their development and contribution with the development of learning. Finally, although there were ludic activities, mostly outside the classroom, at no moment the play was used as a enable resource of teaching and learning in their educational function. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|